Quer mudar a cor do WhatsApp? Conheça riscos e alternativas para personalização

Reunimos dicas e informações importantes em relação aos aplicativos que prometem mudar a cor do WhatsApp

Ana Marques
Por
• Atualizado ontem
Print de tela mostra o WhatsApp com nova cor verde neon
Nova interface do WhatsApp tem destaques na cor verde neon no modo escuro (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O aplicativo oficial do WhatsApp só tem duas opções para mudar a cor da interface: o modo escuro e o modo claro. Em ambas, não é possível alterar o tom verde (ou azul), predominante em links, botões e outros elementos de destaque do mensageiro.

Serviços de terceiros prometem aplicar a cor que você quiser ao layout, mas trazem riscos por não serem apps oficiais, podendo levar ao banimento da conta ou a tentativas de golpe.

O que você pode fazer para personalizar o WhatsApp é mudar o plano de fundo, tornando a experiência mais agradável aos olhos.

A seguir, o Tecnoblog tira as principais dúvidas sobre a troca de cor do WhatsApp, dá dicas para deixar o aplicativo de mensagens com a sua cara, e explica por que você deve evitar usar soluções alternativas para mudar a cor do app.

Posso mudar a cor do WhatsApp para azul?

Não. O WhatsApp passou ter elementos de destaque na cor verde, em vez de azul, após uma atualização liberada gradualmente aos usuários. Se sua conta já passou por essa transformação, não existe uma opção para voltar à cor anterior (e não é recomendado usar versões desatualizadas do aplicativo).

Interface do WhatsApp com destaques em azul (esq.) e na cor verde (dir.)
Interface do WhatsApp com destaques em azul (esq.) e em verde (dir.) (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Vale ressaltar que a atualização da cor não está atrelada apenas à versão do mensageiro e ao dispositivo utilizado. Nos testes do Tecnoblog, dois modelos de iPhone 11 com a mesma versão do iOS e do WhatsApp (24.8.83) exibiam cores de destaque diferentes, como mostra a imagem acima.

Não. Alternar entre o modo claro e o tema escuro no WhatsApp é a única forma de efetivamente mudar a cor do mensageiro. Nesse caso, os itens da interface, incluindo os balões de mensagens e o papel de parede nativo, seguem o padrão de cores mais claras ou escuras, a depender do modo escolhido, mas mantêm o verde característico do serviço em links. Contas que ainda não receberam a atualização de cor mostram os links em tom azul.

Telas mostram WhatsApp com links verdes no modo claro e modo escuro
WhatsApp com links verdes no modo claro e escuro (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Dá para mudar a cor de fundo das conversas no WhatsApp?

Sim. Você pode mudar o plano de fundo do WhatsApp para uma imagem de sua preferência, seja uma foto, desenho ou mesmo um papel de parede de cor sólida. Os aplicativos para Android e iPhone (iOS) permitem alterar o background para todas as conversas ou apenas para conversas específicas.

Tem como mudar a cor das mensagens do WhatsApp?

Sim. Existem soluções para formatar a fonte do WhatsApp, e uma delas permite copiar texto colorido de outro app para colar em suas conversas no mensageiro. No entanto, não se trata de um recurso nativo, como as opções de negrito e itálico, por exemplo, e é um processo mais trabalhoso.

É seguro usar outro aplicativo para mudar a cor do WhatsApp?

Não. Ainda que algumas alternativas sejam muito populares, elas não são recomendadas pelo WhatsApp e podem ocasionar a suspensão da sua conta no serviço.

Por exemplo, o WhatsApp GB é uma das soluções mais populares desenvolvida por terceiros. Ele permite mudar a cor e oferece uma interface personalizável ao usuário. O problema é que esse app (e tantos outros) não está disponível nas lojas oficiais de aplicativos (Google Play Store/App Store) – o que nos leva a preocupações relacionadas à segurança.

Em sua página de suporte o WhatsApp afirma que:

Os aplicativos não compatíveis (como o WhatsApp Plus, GB WhatsApp e outros apps que dizem transferir suas conversas entre aparelhos diferentes) são versões modificadas do WhatsApp. Esses apps não oficiais foram desenvolvidos por outras empresas e violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses apps porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles.

Além disso, a própria rede do WhatsApp entende que o tráfego vindo de uma versão modificada do app não é legítimo, o que pode ocasionar o banimento do seu número. Geralmente, o primeiro passo é que apareça um aviso de que a sua conta está temporariamente banida – a ação permanente pode vir quando o usuário se recusa a voltar para a versão oficial do aplicativo, o que é definitivo.

“Nós não necessariamente avisaremos antes de banir uma conta”, completa o WhatsApp.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados