Início » Internet » Instagram deixará escolher se você quer ver curtidas em posts

Instagram deixará escolher se você quer ver curtidas em posts

No teste o Instagram permite que o perfil escolha se quer esconder todos os likes, remover apenas de um post ou liberar geral

André Fogaça Por

O Instagram está testando uma opção para que um perfil possa decidir se quer, ou não, ter o número de curtidas visível aos seus seguidores. A novidade está presente em apenas um número pequeno de usuários e aparece pouco tempo depois da rede social de fotos e vídeos esconder a quantidade de likes para quase todos.

Aplicativo do Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Aplicativo do Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

No começo do segundo semestre de 2019, o Instagram começou a esconder o número de curtidas em publicações de brasileiros – teste iniciado mundialmente meses antes. A partir desta mudança, apenas o dono do perfil pode ter acesso ao número completo, enquanto qualquer outra pessoa de toda rede social apenas vê “Curtido por fulano e outras pessoas”.

Agora o Instagram começou a testar uma abordagem diferente, onde ele oferece a escolha para o perfil decidir se quer ou não exibir o número real. Ao todo são três opções: não ver a contagem de likes posts de nenhuma pessoa no feed, desligar apenas a visualização das curtidas de suas próprias publicações ou então liberar geral e voltar para a experiência original do próprio site.

O Instagram não comentou como fica a experiência para o dono do próprio perfil, já que atualmente essa é uma das únicas formas para ver o número de likes, enquanto a outra é acessando a rede social a partir de um navegador – a minha experiência mostra que desta forma é possível ver não somente o número, mas a lista completa de cada curtida e o nome da conta.

O objetivo inicial do Instagram lá em 2019, que parece não ter mudado nesta alteração mais recente, era fazer com que seus “seguidores se concentrem no que você compartilha, não em quantas curtidas suas publicações recebem”.

“Decidimos fazer este novo teste porque a resposta que recebemos dos usuários foi misto. Algumas pessoas descobriram que não visualizar o número de curtidas as ajudava a se sentirem menos pressionadas, enquanto outras pessoas queriam continuar a ver a contagem para que pudessem identificar tendências e os conteúdos mais populares no Instagram”, comenta a empresa em nota para a imprensa, sobre o novo teste.

Facebook também deve receber teste do Instagram

Seguindo este teste no Instagram, o Facebook pretende inserir uma experiência semelhante e deve esconder o número de curtidas em publicações da rede social de Mark Zuckerberg. Os testes já começaram na Austrália e a empresa está aguardando os resultados deste ensaio para saber se expandirá a ação para outros países.

No Facebook o teste inclui não somente o número público de curtidas em uma postagem, mas também a quantidade de visualizações em vídeos disponibilizados dentro da plataforma.

Com informações: Engadget e The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando