Início » Aplicativos e Software » O que é o Android Go?

O que é o Android Go?

Saiba o que é o Android Go; conheça também suas principais vantagens e recursos para celulares de entrada

Wagner Pedro Por

O Android Go foi desenvolvido especialmente para smartphones de baixo custo. Esse sistema conta com aplicativos que ocupam menos espaço e gastam menos dados móveis, além de outras melhorias. Abaixo, vou te explicar o que é o Android Go e quais suas vantagens para celulares básicos.

Moto E5 Play com Android Go (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Moto E5 Play com Android Go (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O que é o Android Go?

O Android Go, anunciado em maio de 2017, é uma versão do sistema operacional móvel do Google destinado a celulares de baixo custo. De acordo com a empresa, ele foi desenvolvido para smartphones com 2 GB de RAM ou menos, tendo sido disponibilizado pela primeira vez para o Android Oreo.

O gigante das buscas também afirma que, apesar do Android Go ser baseado na versão mais recente do Android, ele traz mudanças no kernel que o permitem funcionar até mesmo em aparelhos com 512 MB de RAM. Ou seja, você não encontrará dispositivos com hardware potente rodando essa versão, até porque não faria sentido.

Vantagens do Android Go

Todos os aplicativos do Google são otimizados para reduzir o uso de dados e armazenamento. O YouTube Go, por exemplo, permite baixar vídeos utilizando a rede Wi-Fi para assisti-los off-line. O sistema ainda entrega o Chrome Data Saver, recurso que vem ativado por padrão no navegador e economiza 750 TB de dados por dia.

A Play Store no Android Go também é um pouco diferente. Isso porque ela tem uma categoria chamada “Otimizados para o seu dispositivo”, onde exibe aplicativos voltados para celular mais básicos, como o Facebook Lite, Messenger Lite e Instagram Lite, por exemplo. Além de ocuparem menos espaço, esses apps gastam menos dados móveis.

No quesito desempenho, a versão mais recente abre os aplicativos 20% mais rápido que a anterior. Já em segurança, todas trazem o Play Protect, que analisa os apps instalados para encontrar malwares. Os celulares equipados com esse sistema ainda oferecem o recurso Find My Device, que permite localizar o aparelho, bloqueá-lo e limpar todos os dados armazenados em caso de perda ou roubo.

Versões do Android Go

O Google apresenta uma nova versão do Android Go a cada ano. Confira abaixo a lista completa com todas já lançadas até o momento:

Nome da versão Número da versão Data de lançamento
Oreo (Go Edition) 8.1 5 de dezembro de 2017
Pie (Go Edition) 9 15 de agosto de 2018
10 (Go Edition) 10 25 de setembro de 2019
11 (Go Edition) 11 10 de setembro de 2020

Pronto, agora você sabe o que é o Android Go e quais suas vantagens para celulares básicos.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando