Início » Aplicativos e Software » Windows 10 recebe notícias e previsão do tempo na barra de tarefas

Windows 10 recebe notícias e previsão do tempo na barra de tarefas

Nova área na barra de tarefas no Windows 10 destaca informações sobre esportes, trânsito e bolsa de valores

Victor Hugo Silva Por

A Microsoft vai liberar uma área com notícias e previsão do tempo na barra de tarefas do Windows 10. A mudança já era testada desde o início do ano e, nesta quinta-feira (22), a empresa anunciou que ela começou a ser liberada. Batizada de Notícias e Interesses, a seção será oferecida aos poucos e deverá estar disponível a todos em alguns meses.

Barra de tarefas do Windows 10 com notícias e previsão do tempo (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Barra de tarefas do Windows 10 com notícias e previsão do tempo (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Em comunicado, a Microsoft explicou que a nova área na barra de tarefas será liberada em etapas. Segundo a empresa, ela será oferecida primeiro em dispositivos com Windows 10 1909 ou superiores que instalaram a prévia da atualização cumulativa de abril mais recente. A mudança deve chegar para um número expressivo de usuários na atualização de maio.

Com a nova área na barra de tarefas no Windows 10, é possível se informar rapidamente sobre a previsão do tempo e as notícias de seu interesse. A seção exibe informações dos principais veículos, além de resultados de partidas dos esportes que você acompanha, dados sobre o trânsito local e variações na bolsa de valores.

As informações serão apresentadas em uma janela ao clicar no ícone da previsão do tempo que aparece na barra de tarefas. O botão pode ser configurado para exibir um ícone ao lado da temperatura atual ou apenas o ícone. Nas configurações do sistema, também é possível desativar o botão.

Windows 10 permite personalizar interesses

A nova área sugere notícias de vários veículos e permite indicar quais você prefere para personalizar o que será exibido. Há ainda a opção de priorizar os assuntos do seu interesse. Ao clicar em uma notícia, o Windows 10 leva a uma página do Microsoft News, que exibe apenas o conteúdo da notícia, em vez do site do veículo.

A área Notícias e Interesses estava sendo testada desde janeiro com usuários do programa Windows Insider. Ao tratar do recurso pela primeira vez, a Microsoft indicou que ele usa aprendizado de máquina para recomendar conteúdo de mais de 4.500 fontes, incluindo BBC, The New York Times e The Verge. Ainda não há informações sobre quais veículos serão destacados no Brasil.

Microsoft permite mudar tipo de conteúdo que aparecerá em Notícias e Interesses (Imagem: Divulgação)

Microsoft permite mudar tipo de conteúdo que aparecerá em Notícias e Interesses (Imagem: Divulgação)

Com informações: Microsoft, BleepingComputer.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Almeida (@Joao_Almeida)

Inutilidade

Bruno Who? (@brunossn)

Legal, a primeira novidade na interface do Windows em anos é um bloatware.

Thiago Xavier (@thiagolead)

Uma pena que não vai ser usado. A MS fica tentando "aprimorar " a barra de tarefas mas acaba que ninguém usa isso.

A barra da Nortana
Pessoas (aqueles contatos que você nem usa)
Agora isso

Carlos (@crls)

Horrível.

Microsoft deveria gastar tempo e dinheiro consertando as infinitas inconsistências visuais e melhorando áreas críticas do sistema, como a janelinha ao clicar no ícone de som na barra de tarefas e o overlay ao aumentar e diminuir o volume, e não com essas besteiras. A “nova aba” do Edge já mostra notícias sugeridas e clima por padrão, esse widget é redundante.

Bruno Who? (@brunossn)

Eu tenho impressão que ela desencanou do Windows. Ela anunciou novos ícones há 4 anos, e até hoje tem ícones do Windows XP no sistema. Ela anunciou o dark mode, e mais da metade dos apps oficiais dela e janelas do próprio sistema não dão suporte. Ela anunciou o Fluent Design, e até hoje apps básicos como notepad, explorer e office não seguem a linha de design.