Início » Aplicativos e Software » Afinal, o que é Finstagram?

Afinal, o que é Finstagram?

O Finstagram, comum principalmente entre meninas adolescentes, funciona como uma conta secundária na rede social

Bárbara ChieregatePor

Finstagram, finsta ou fake Instagram. Os três termos se referem à mesma coisa, um tipo de segunda conta no Instagram para que os usuários postem exatamente o que quiserem, sem filtros ou preocupações estéticas. A ideia é parecida com o dix, formato que também fez sucesso entre os adolescentes há alguns anos.

O Finstagram é comum principalmente entre meninas adolescentes (Imagem: Alexander Shatov/Unsplash)

O Finstagram é comum principalmente entre meninas adolescentes (Imagem: Alexander Shatov/Unsplash)

Finstagram? É de comer?

A palavra Finstagram é uma junção de fake + Instagram, ou seja, Instagram falso. É uma conta fechada criada por pessoas – geralmente meninas adolescentes – que querem publicar posts e stories apenas para um número pequeno de amigos. Essas postagens são despretensiosas, sem compromissos estéticos ou a necessidade de compor um feed perfeito.

Basicamente, as pessoas criam o Finstagram para serem elas mesmas, o que claramente não se sentem à vontade fazendo no perfil original. Para os adolescentes, o Finsta é um refúgio para se livrar de inibições e compartilhar postagens com frequência.

Como funciona? O usuário faz a conta secundária privada e segue o pequeno número de “escolhidos” que poderão ver os posts. No geral, os seguidores se resumem aos amigos mais próximos.

Os conteúdos podem variar – prints de conversas com amigos e família, piadas internas, selfies feias (🤷🏻‍♀️) e qualquer outra coisa que não se encaixaria no feed da conta principal.

Uma questão de gênero?

É curioso notar que, no geral, são meninas ou mulheres jovens que decidem criar esse tipo de Instagram. Isso provavelmente acontece porque a pressão para sempre estar bem, manter as aparências e não mostrar “fraquezas” é maior entre elas do que entre homens. Na conta secundária, elas podem fugir de todas as regras auto-impostas para o perfil principal.

Além disso, em muitos casos, meninas com Finstagram não divulgam o perfil para meninos, mantendo-o restrito apenas para as amigas.

Com informações: Digital Trends e The Guardian

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando