Início » Aplicativos e Software » Afinal, o que é Finstagram?

Afinal, o que é Finstagram?

O Finstagram, comum principalmente entre meninas adolescentes, funciona como uma conta secundária na rede social

Bárbara Chieregate Por

Finstagram, finsta ou fake Instagram. Os três termos se referem à mesma coisa, um tipo de segunda conta no Instagram para que os usuários postem exatamente o que quiserem, sem filtros ou preocupações estéticas. A ideia é parecida com o dix, formato que também fez sucesso entre os adolescentes há alguns anos.

O Finstagram é comum principalmente entre meninas adolescentes (Imagem: Alexander Shatov/Unsplash)

O Finstagram é comum principalmente entre meninas adolescentes (Imagem: Alexander Shatov/Unsplash)

Finstagram? É de comer?

A palavra Finstagram é uma junção de fake + Instagram, ou seja, Instagram falso. É uma conta fechada criada por pessoas – geralmente meninas adolescentes – que querem publicar posts e stories apenas para um número pequeno de amigos. Essas postagens são despretensiosas, sem compromissos estéticos ou a necessidade de compor um feed perfeito.

Basicamente, as pessoas criam o Finstagram para serem elas mesmas, o que claramente não se sentem à vontade fazendo no perfil original. Para os adolescentes, o Finsta é um refúgio para se livrar de inibições e compartilhar postagens com frequência.

Como funciona? O usuário faz a conta secundária privada e segue o pequeno número de “escolhidos” que poderão ver os posts. No geral, os seguidores se resumem aos amigos mais próximos.

Os conteúdos podem variar – prints de conversas com amigos e família, piadas internas, selfies feias (🤷🏻‍♀️) e qualquer outra coisa que não se encaixaria no feed da conta principal.

Uma questão de gênero?

É curioso notar que, no geral, são meninas ou mulheres jovens que decidem criar esse tipo de Instagram. Isso provavelmente acontece porque a pressão para sempre estar bem, manter as aparências e não mostrar “fraquezas” é maior entre elas do que entre homens. Na conta secundária, elas podem fugir de todas as regras auto-impostas para o perfil principal.

Além disso, em muitos casos, meninas com Finstagram não divulgam o perfil para meninos, mantendo-o restrito apenas para as amigas.

Com informações: Digital Trends e The Guardian.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Sabaia (@thiago)

Aqui eu vejo a galera usando o recurso de Close Friends para isso.
Tem uma menina da minha antiga rua por exemplo que frequenta uma igreja por ai, para os parentes e clientes dessa igreja não ver que ela gosta de uma cachaça, ela posta apenas no Close Friends.

Vejo também uma galera usando para postar fotos de baseados, fotos sensuais, etc.

Antigamente a familia estava apenas no Facebook, agora estão invadindo o Instagram. Por isso o Tiktok se popularizou bastante.