Início » Aplicativos e Software » Google Chrome 92 para PC carrega páginas em cache mais rápido

Google Chrome 92 para PC carrega páginas em cache mais rápido

Google trabalha em função do Chrome 92 para reabrir páginas em menos tempo ao pressionar os botões de voltar ou avançar

Bruno Gall De Blasi Por

O Google está preparando um recurso ao Google Chrome 92 para agilizar o carregamento de páginas da web em computadores. A novidade permite que os sites sejam reabertos em menos tempo ao pressionar o botão de voltar ou avançar. A ferramenta ainda não está disponível a todos os usuários do browser para desktop.

Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O complemento é chamado de bfcache (back-forward cache) e já é conhecido há cerca de dois anos. A novidade se concentra em um cache que funciona especificamente com os botões de navegação. Dessa forma, ao pressionar a tecla de voltar ou avançar, o navegador apresenta uma página novamente de forma instantânea.

A função se aproveita de arquivos temporários armazenados durante a navegação. Mas, ao contrário do cache convencional, os elementos, como imagens e afins, não são analisados novamente. No lugar, o recurso guarda um estado temporário do site. Depois, ao pressionar um dos dois botões, a página reaparece rapidamente, pois não é preciso processar tudo mais uma vez.

Depois de chegar ao Android no ano passado, a função está a caminho do Chrome 92 para computadores, que ainda está em fase de testes. Segundo o Windows Latest nesta quinta-feira (13), o Google quer começar a liberar o recurso gradualmente para que possa ser experimentado pelos usuários. A data de lançamento da novidade na versão estável do browser, porém, ainda é um mistério.

Google testa recurso para carregar páginas em cache mais rápido no Chrome para PC (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Google testa recurso para carregar páginas em cache mais rápido no Chrome para PC (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Google Chrome 92 testa nova interface para histórico

Além de agilizar o carregamento de páginas, o Chrome 92 pode trazer uma nova interface ao histórico da web. Conhecida como Chrome Memories, a novidade promete melhorar a experiência ao consultar páginas acessadas pelo browser. As pesquisas feitas por buscadores, como Google e afins, também aparecem na linha do tempo.

A nova ferramenta garante um pouco mais de organização. Em vez de exibir uma lista de páginas acessadas organizada por dia e hora, os sites são condensados em tópicos e listados cronologicamente. O Chrome Memories ainda possui uma seção que mostra as buscas feitas pelo browser.

A ferramenta está disponível para ser habilitada pelo Chrome Flags no Google Chrome Canary 92. Até o momento, não se sabe quando a novidade chegará à versão estável do navegador.

Com informações: Windows Latest

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando