Início » Celular » Android 12 terá painel para limitar acesso de apps à câmera e ao microfone

Android 12 terá painel para limitar acesso de apps à câmera e ao microfone

Novo painel do Android 12 deve mostrar quais aplicativos tiveram acesso à câmera, localização, microfone e afins recentemente

Bruno Gall De Blasi Por

O Android 12 deve chegar com novos recursos de privacidade. O sistema do Google está cotado a trazer um painel para limitar e monitorar o acesso à câmera, microfone, entre outros, por aplicativos. As novidades da nova versão do Android estão previstas para serem anunciadas nesta terça-feira (18), durante o Google I/O 2021.

Apps em um celular Android (Imagem: Daniel Romero/Unsplash)

Apps em um celular Android (Imagem: Daniel Romero/Unsplash)

As informações partiriam, inicialmente, do The Information. Nesta segunda-feira (17), o site informou que o Google pretende implementar novas opções para facilitar o acesso aos controles de privacidade. Os anunciantes, no entanto, ainda poderão criar perfis de usuários com base no uso de aplicativos. Depois, o XDA-Developers teve acesso a uma demonstração de como o recurso deve funcionar na nova versão do sistema.

O painel será acessado através das configurações do dispositivo. A seção comporta uma página onde o usuário consegue ver quais aplicativos tiveram acesso à câmera nas últimas 24 horas, por exemplo. O uso de outros recursos, como a localização, microfone, sensores corporais e afins, também aparecem no monitoramento.

O histórico ainda exibe com mais detalhes quando os aplicativos utilizaram os recursos. Em uma captura de tela, há uma lista que mostra o momento em que a câmera foi utilizada e por quanto tempo permaneceu aberta. Também há opções para o usuário revogar as permissões dos apps, caso seja de sua vontade.

Android 12 deve trazer novo painel de privacidade (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Android 12 deve trazer novo painel de privacidade (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Android 12: o que esperar?

Esta não é a única novidade esperada para o Android 12 envolvendo privacidade. A nova versão do sistema operacional tende a seguir os passos do iOS 14 e trazer indicadores coloridos que aparecerão quando a câmera ou microfone forem acionados. O sistema também pode contar com melhorias nos alertas de localização e mais.

As demais novidades devem ficar pelo visual, que tende a trazer grandes mudanças nesta edição. A ferramenta para captura de telas e a multitarefa ainda estão cotadas a receber alguns incrementos. Os apps de câmera também podem contar com melhorias no sucessor do Android 11.

A expectativa é de que as novidades do Android 12 sejam anunciadas hoje (18), durante o Google I/0 2021.

Com informações: XDA-Developers

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Brad da Silva (@Brad_da_Silva)

Não vejo a hora da Samsung e Xiaomi pegarem esse protótipo (Android Puro) e fazer um sistema de verdade.