Início » Negócios » TikTok vende algoritmo responsável pelo sucesso do aplicativo

TikTok vende algoritmo responsável pelo sucesso do aplicativo

BytePlus coloca à venda a IA que recomenda vídeos dentro do TikTok com base nas curtidas e comentários do usuário

Pedro Knoth Por

A ByteDance, startup mais valiosa do mundo e dona do TikTok, abriu uma divisão para vender o ingrediente secreto do sucesso da rede social: seu algoritmo de recomendação. A plataforma faz sugestões de conteúdo com o uso de uma IA, que o novo braço da empresa chinesa, BytePlus, vai oferecer no mercado por um preço.

TikTok no iPhone (Imagem: Kon Karampelas/Unsplash)

TikTok no iPhone (Imagem: Kon Karampelas/Unsplash)

BytePlus já tem lista de clientes na Ásia e EUA

Vender o algoritmo de recomendação já fez a BytePlus ganhar alguns clientes grandes no mercado asiático de tecnologia, segundo o Financial Times. A lista inclui o app de viagens WeGo, de Singapura, a plataforma de e-commerce Chillibeli, da Indonésia, a rede social de games para mobile GamesApp, da Índia, e até mesmo o app de moda Goat, dos EUA.

A popularidade do TikTok ao redor do mundo é a prova de que um bom algoritmo de recomendação é uma ferramenta poderosa. Em uma receita de sucesso, talvez este seja um dos ingredientes que dê consistência à experiência de navegação, e que tenha levado o app a ter 100 milhões de usuários nos EUA neste mês — o segundo mais baixado na App Store em junho, segundo a consultoria App Annie.

As recomendações do TikTok dependem da interação do usuário com a rede. Para sugerir conteúdos na aba “#ForYou”, a inteligência artificial da ByteDance considera vídeos curtidos, comentados ou criados. Isso é somado às informações de vídeos, como hashtags ou legendas. Por fim, o algoritmo considera o dispositivo usado e a localização de quem navega pelo aplicativo.

Os clientes da BytePlus podem ter acesso a esse ingrediente, mas com direito a personalizá-lo de acordo com seu próprio mercado de atuação, ou de acordo com a preferência de seus clientes. No pacote à venda, a empresa inclui tradução oral e de texto automática, ferramentas de vídeo em tempo real e análise de dados.

BytePlus compete com Amazon e Microsoft

Na semana passada, o TikTok anunciou mudanças no limite de tempo de vídeos na plataforma, e triplicou o 1 minuto disponível para criadores gravarem conteúdo. A nova estratégia de negócios da ByteDance deve fornecer uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes Instagram e YouTube.

É a venda de uma das jóias da coroa da rede social, algo que a competição não abre mão, por enquanto. Contudo, com a venda de soluções de algoritmos e IA, a ByteDance abre um novo fronte para contestar a fatia de um setor dominado pela Microsoft, Amazon e outras empresas que vendem soluções B2B (business to business) no setor de tecnologia.

Com informações: The Verge e Engadget

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando