Windows 11 terá versão com suporte por 5 anos que só deve chegar em 2022

Microsoft só deve liberar a primeira versão do Windows 11 com atualizações regulares em longo prazo (LTSC) no próximo ano

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 4 meses
Lenovo Legion 7 com Windows 11 (Imagem: Divulgação)
Lenovo Legion 7 com Windows 11 (Imagem: Divulgação)

A Microsoft vai disponibilizar uma variante do Windows 11 com suporte por cinco anos. A companhia confirmou, nesta semana, que o novo sistema operacional terá edições LTSC (Long-Term Servicing Channel), que fornecerá atualizações regulares por um período de tempo maior. Mas a primeira versão só deve chegar no ano que vem.

O Windows 11 Long-Term Servicing Channel (LTSC) teve seus detalhes revelados nesta quarta-feira (21). A empresa informou que a edição vai fornecer suporte ao sistema operacional durante cinco anos. O software, no entanto, não contará com o benefício logo no início, ao contrário do que aconteceu com a primeira versão do Windows 10.

A primeira variante LTSC do sistema só chegará, possivelmente, em 2022. Segundo a Microsoft, o Windows 10 21H2, previsto para o fim de 2021, vai trazer suporte de longo prazo, o que pode favorecer quem ainda pretende continuar na geração atual. E é só depois disso que o Windows 11 vai receber uma versão que perdurará por mais tempo.

Windows 11 terá apenas uma grande atualização por ano

A próxima geração do sistema vai trazer algumas alterações nas atualizações. O Windows 11 vai receber apenas uma grande atualização por ano, acompanhada por correções periódicas de segurança liberadas mensalmente. Os updates com novos recursos estão previstos para ocorrer somente nos segundos semestres.

Já o ciclo de suporte será diferente para cada edição. Aos usuários das versões Home, Pro, Pro for Workstations e Pro for Education, as atualizações serão liberadas ao longo de 24 meses. Enquanto isso, as opções Enterprise e Education terão suporte por 36 meses. Os prazos começam a contar a partir da data de disponibilidade geral.

A cargo de comparação, Windows 10 recebe dois grandes updates por ano, cada uma com suporte por 18 meses. Os clientes corporativos, por outro lado, tem um prazo maior em uma dessas duas atualizações: 30 meses. As edições Home e Pro da geração atual do sistema terão suporte a atualizações regulares até outubro de 2025.

Botão de chat do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Botão de chat do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Prévia do Windows 11 recebe integração com o Teams

A integração do Microsoft Teams com o Windows 11 começou a ser liberada na prévia do sistema nesta semana. Com a novidade, será possível utilizar um novo botão de chat na barra de tarefas, receber notificações nativas e mais. Os recursos estão sendo disponibilizados gradualmente aos membros do Windows Insider.

A aproximação entre as duas plataformas está entre as novidades da próxima geração do sistema. Anunciado no fim de junho, o sucessor do Windows 10 contará com um novo menu Iniciar e outras mudanças o visual. O software também terá melhorias no menu de contexto, com o objetivo de torná-lo mais prático e intuitivo no dia a dia.

O novo sistema operacional da Microsoft chegará como uma atualização gratuita a quem possui o Windows 10 nos próximos meses. Descubra se o seu computador pode rodar o Windows 11.

Com informações: XDA-Developers

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados