Início » Cultura » 11 de setembro: conheça 6 filmes e documentários disponíveis no streaming

11 de setembro: conheça 6 filmes e documentários disponíveis no streaming

Confira seis filmes e documentários sobre o 11 de setembro divididos entre histórias comoventes e produções mais críticas

André Leonardo Por

O atentado contra as torres do World Trade Center em 2001 chocou o mundo e entrou para a história. Anos após o ocorrido, surgiram muitas produções que relatam histórias de sobreviventes, a luta de familiares de falecidos por direitos e também análises sobre as decisões do governo norte-americano durante e após o atentado. Confira seis filmes e documentários sobre o 11 de setembro com diferentes perspectivas.

6 filmes e documentários sobre o 11 de setembro
“Quanto vale?” é um dos filmes sobre o 11 de setembro disponíveis na Netflix (Imagem: Divulgação/Netflix)

1. 11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente

11 de setembro: No Gabinete de Crise do Presidente é um documentário que conta a história do 11 de setembro pela perspectiva da presidência dos Estados Unidos com acesso às decisões-chave sobre o ocorrido. O documentário é trazido em uma parceria entre Apple e BBC.

A obra é narrada pelo ganhador do Oscar Jeff Daniels e relata as 12 horas seguintes ao ataque contra as Torres Gêmeas e conta com depoimentos do ex-presidente George W. Bush, o ex-vice-presidente Dick Cheney, a ex-Secretária de Estado dos Estados Unidos Condoleezza Rice entre outros membros do governo na época.

2. Voo United 93

O filme conta a história dos passageiros do voo 93 da United Airlines. Um dos voos sequestrados por terroristas da Al-Qaeda em 11 de setembro de 2001. O avião tinha alvo um ponto importante do governo americano, mas os passageiros evitaram uma tragédia maior.

O filme recebeu indicações ao Oscar de Melhor Direção e Melhor Edição em 2007.

3. Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra contra o Terror

Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror é uma série documental original da Netflix dividida em cinco episódios, que acompanha os ataques terroristas lançados contra o World Trade Center pela Al-Qaeda em setembro de 2001.

A série explora as origens da organização terrorista na década de 1980 até a violenta resposta dos Estados Unidos no Oriente Médio após os ataques.

4. Quanto Vale?

No filme protagonizado por Michael Keaton, o ator assume o papel de um advogado responsável por negociações de indenizações entre empresas e vítimas de familiares do atentado de 11 de setembro.

A trama do filme envolve a complicada relação de dor de familiares e vítimas com o ambiente burocrático que mistura a defesa da economia americana, com interesses de empresas aéreas que estavam em crise antes do atentado e deveriam pagar milhares de dólares em indenizações.

5. As Torres Gêmeas

O filme do diretor Oliver Stone conta a história de dois agentes da autoridade portuária, interpretados por Nicolas Cage e Michael Peña, que acabam ficando presos nos escombros do World Trade Center após ajudarem pessoas a saírem do local pouco antes das torres desabarem.

O filme é baseado em uma história real, mas foi envolvido em polêmicas na época de lançamento, por ter sido considerado como uma forma de lucrar com a tragédia.

6. Come from Away: bem-vindos a Gander

Come From Away é uma versão filmada do premiado musical da Broadway que conta a história de 7000 pessoas que ficaram presas na pequena cidade de Gander, após todos os voos nos Estados Unidos serem cancelados em 11 de setembro de 2001.

O povo da pequena cidade canadense recebeu graciosamente os passageiros em sua comunidade e acabaram forjando laços improváveis e duradouros enquanto passaram pelos momentos difíceis.

Extra: Fahrenheit 11 de setembro

Por último, fica uma indicação que não está em streamings oficiais no Brasil. Fahrenheit 11 de setembro é um documentário feito por Michael Moore que critica as medidas tomadas pelo presidente George W. Bush após o atentado de 11 de setembro e possíveis ligações do governo norte-americano com a família de Osama Bin Laden.

O polêmico documentário recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2004.

Existem muitos filmes sobre o 11 de setembro, mas não foi possível citar todos aqui, por isso aproveite os comentários para deixar suas indicações.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Monin (@Monin)

Recentemente assisti o filme “Quanto vale?” e à série “Ponto de virada” e super recomendo. O documentário traça uma linha do tempo relatando o antes, o durante e o depois dos atentados. E não achei que ele fosse terminar com fatos tão recentes como a saída dos EUA do Afeganistão já esse ano. Já aviso que em algumas partes do doc há de se ter estômago forte, imagens chocantes.

O filme também é bem interessante porque mostra como o governo se comportou sobre indenizações às famílias das vítimas do WTC. No fim, uma obra completa a outra.

Daniel (@Daniel7)

Recomendo também “11/09 - A Vida Sob Ataque”, que está no Globoplay, e “9/11”, dos irmãos Naudet: Naudet brothers 9⁄11 film documentary - YouTube

Rafael G. Alves (@alvesgrafael)

Ponto de virada é muito bom. Uma aula de história, que vai do final da decáda de 70 no afeganistão e as invasões sofridas pela USS e pelos EUAS até agosto deste ano.

Agora eu recomendo uma série do prime video chamada “The Looming tower”. Mostra um pouco dos bastidores da CIA e do FBI alguns anos antes dos primeiros antetados, até depois que tudo aconteceu. E mostra também um pouco dos preparativos dos terroristas.

Muita boa essa série.