Início » Celular » Bug no iOS 15 diz que armazenamento está quase cheio mesmo com espaço livre

Bug no iOS 15 diz que armazenamento está quase cheio mesmo com espaço livre

Falha no iOS 15 informa que espaço do iPhone está quase cheio; problema no armazenamento também afeta iPads com iPadOS 15

Bruno Gall De Blasi Por

A Apple lançou o iOS 15 no começo da semana. Mas a atualização não passou livre de problemas para algumas pessoas: segundo o AppleInsider nesta terça-feira (21), proprietários de diversos modelos de iPhone estão se queixando de um bug no armazenamento. Trata-se da aparição incômoda do aviso de que o espaço está quase acabando mesmo que o celular ainda tenha bastante memória disponível.

Atualização para o iOS 15 no iPhone (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Atualização para o iOS 15 no iPhone 12 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

A notificação aparece na tela inicial dos Ajustes de sistema e nas configurações de armazenamento. O aviso, que não pode ser ocultado, informa que o “armazenamento do iPhone quase cheio”. Mas, ao observar o gráfico que indica o quanto de memória os aplicativos e arquivos ocupam, descobre-se que ainda há muito espaço livre.

É o que mostra uma captura de tela compartilhada pelo site. Ainda que o celular esteja utilizando 15,7 GB de 512 GB, o aviso permanece aparente. Além disso, a publicação diz que, em um iPhone 12 Pro Max com 512 GB, o sistema informou que 11 GB foram ocupados. Mas, na verdade, há 20 GB de músicas guardadas no smartphone. A quantia de memória usada, portanto, era para ser maior.

Bug no iOS 15 diz que armazenamento está quase sendo mesmo que tenha muito espaço livre (Imagem: Reprodução/AppleInsider)
Bug no iOS 15 diz que armazenamento está quase sendo mesmo que tenha muito espaço livre (Imagem: Reprodução/AppleInsider)

O problema relacionado ao armazenamento também atinge o iPadOS 15. Ainda que não mostre a notificação de falta de espaço, o sistema informa que há 0 KB de 1 TB ocupados em um iPad Pro com a nova versão do sistema operacional da Apple. Mas, na verdade, há mais de 300 GB de arquivos guardados localmente no dispositivo.

O motivo do problema ainda é um mistério e não atrapalha o funcionamento dos dispositivos, mas pode causar um incômodo já que o aviso não pode ser removido. A expectativa é de que a Apple corrija o problema na próxima atualização do sistema. A fabricante do iPhone também não se pronunciou sobre o assunto até o momento.

Falha no armazenamento também atinge iPads com iPadOS 15 (Imagem: Reprodução/AppleInsider)
Falha no armazenamento também atinge iPads com iPadOS 15 (Imagem: Reprodução/AppleInsider)

iOS 15 é lançado para iPhone ao lado de iPadOS 15

Após meses de testes, a Apple disponibilizou o iOS 15 e iPadOS 15 para o público. Os sistemas foram liberados aos dispositivos da marca nesta segunda-feira (20) como o modo Foco, que incrementa as notificações do sistema, e novidades no FaceTime. O sistema para tablets também recebeu melhorias na multitarefa e widgets.

A companhia também liberou o watchOS 8. O sistema para os relógios da marca chega aos usuários com novos exercícios, como Tai Chi e Pilates, e aplicativo contra estresse. O tvOS 15 é outra atualização liberada no começo da semana para o Apple TV.

O iOS 15 está disponível para iPhone 6S ou modelos mais recentes, incluindo as duas gerações do iPhone SE. Já o iPadOS 15 pode ser instalado no iPad Pro, iPad de 5ª geração, iPad Mini de 4ª geração e iPad Air de 2ª geração ou edições mais novas. O watchOS 8, por sua vez, está disponível para Apple Watch Series 3 ou superior.

Com informações: AppleInsider

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando