Eu não consigo mais usar outro serviço de e-mail desde que o Google me apareceu com o Gmail, lá em 2004. Até aquele momento eu era adepto do cliente de e-mail instalável (bons tempos do Outlook Express), com todas as suas poderosas funcionalidades, mas migrei para o webmail do Google assim que conheci seus recursos únicos.

Algo que chegou primeiro no Gmail e depois espalhou-se pelos demais serviços de e-mail é a forma de exibir mensagens: por meio de conversações. É muito mais fácil acompanhar um determinado assunto no Gmail, com o seu agrupamento de mensagens (com respostas de outras pessoas) em uma mesma página. O Hotmail já copiou tal funcionalidade, e no campo dos aplicativos também temos o Outlook oferecendo recurso similar.

Mas e no Mac OS? O Mail é o aplicativo nativo do sistema para troca de e-mails, mas continua com aquela retrógrada e ultrapassada exibição de mensagens em ordem cronológica. É o horror de quem está minimamente acostumado com o Gmail ou Google Apps.

Felizmente eu descobri uma maneira de exibir as mensagens no Mail da Apple da mesma forma que aparecem no Gmail. É bem fácil!

Tutorial

Visão geral do Mail.app | Clique para ampliar

Essa é a tela padrão do Mail, exibindo todas as mensagens. Elas são dispostas em ordem cronológica, uma em cima da outra, não importando qual é a correlação de uma nova mensagem com aquelas que já foram recebidas. Ao selecionar o assunto de uma mensagem, o aplicativo até muda a cor das outras mensagens correlacionadas para um azul mais forte, porém não passa muito disso.

A mágica de converter o Mail em Gmail é ir até a barra de menus, clicar em Visualizar e depois escolher Agrupar por encadeamento, como a imagem abaixo demonstra.

Clique em Visualizar > Organizar por encadeamento

Pronto! Agora as suas mensagens serão agrupadas de acordo com o assunto, de modo que você tenha sempre a noção exata do que você respondeu e o que te responderam referente àquele e-mail específico.

Indicador mostra que há mensagens agrupadas; ao clicar nele, a visualização semelhante à do Gmail aparece

No modo nativo de exibição de conversações, o usuário precisa clicar no indicador (um triângulo) que aparece antes dos assuntos das mensagens, a fim de visualizar todas as mensagens trocadas. Mudar isso também é fácil: mais uma vez vá em Visualizar e clique em Expandir todos os encadeamentos.

Agora sim o aplicativo de e-mail da Apple tem funções que qualquer webmail mais simples já oferece faz tempo. Faça bom proveito. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

bluefoot
amigo, isso se chama Thread. é um conceito bem mais antigo do que o dia que você conheceu seu primeiro computador. por favor, não faça vergonha alheia chamando de "conversações" como o gmail diz. hahahaha "esse novo recurso inventado pelo gmail"
@clovescm
bom, ainda prefiro o Sparrow: http://www.sparrowmailapp.com/
Marcell Almeida
Ainda nao me acostumei com o Mail, mas caso me acostume irei usar essa dica. Valeu Thássius.
@marcaum
Desculpem, mas o Mail fazia isso MUITO ANTES do Gmail. Seria interessante remendar este artigo.
@eduardoanttunes
Cara, eu nunca vi essa opção! Poxa muito bom, facilita muito.
Eduardo Tello
Realmente, algo bem necessário para melhor organizar o Mail.app
? Renato Gasoto
Ou usar o auto BCC sempre que enviar um email
Rodrigo Fogagnolo
também dá para você configurar o Mail de forma a encadear mensagens enviadas por você mesmo, apesar que isso requer um pouquinho mais de trabalho, e você precisa ativar, no Gmail Labs, uso avançado de IMAP
Rodrigo Fogagnolo
nossa isso existe faz tempo no Mail do Mac OS X! Eu uso o Gmail através do Mail, e sempre deixei ativo esse recurso. achei que o post era sobre algo mais complexo ahsuahsuashuas qualquer um que não tenha medo de fuçar nos menus dos programas descobriria isso
Matheus
Melhora muito, mas ainda prefiro o Gmail porque ele também encadeia as mensagens enviadas por mim mesmo (embora isso quebre o paradigma da caixa de entrada, coisa que não espero que a Apple em seu puritanismo faça).
@brunogdb
Boa dica, agradeço a dica para o Mac emprestado que to usando :D
kylefurtado
Minha irmã agradece a dica.
? Renato Gasoto
Olha, Eu estava em duvida se usava ou não o mail só por causa disso! Essa dica vai me fazer abandonar de vez webmail e usar Mail + iChat!
@andremaguiar
Isso me incomodava desde que troquei pro Mac, na metade deste ano! Muito obrigado pela dica, mudou a minha vida!
mauso cuestas
"Agora sim [eu DESCOBRI que] o aplicativo de e-mail da Apple tem funções que qualquer webmail mais simples já oferece faz tempo."
Exibir mais comentários