Início » Aplicativos e Software » E o Firefox fica ainda mais com cara de Chrome

E o Firefox fica ainda mais com cara de Chrome

Avatar Por

Os índices de criatividade nas equipes de desenvolvimento dos navegadores mais populares nunca estiveram tão baixos. As interfaces estão cada vez mais parecidas, bem como os recursos mais recentes – como o agrupamento de abas, que foi primeiramente apresentado no Opera 11 –. De qualquer forma, nunca achei que o pessoal da Mozilla fosse copiar tão descaradamente o Chrome, mas parece que é isso mesmo o que vai acontecer.

Veja só:

Você já viu essas abas próximas ao título do aplicativo em outro lugar...

O Firefox 4 estaria mais próximo do Chrome por conta da exibição de abas próximas ao título do aplicativo. Isso já é presente no navegador do Google faz muito tempo, já que é uma forma de economizar pixels, que podem ser usados para exibir mais conteúdo. Como o Google é mão de vaca, cada pixel acaba sendo importante, resultando no visual bastante minimalista do Chrome 8.

E a próxima versão do Firefox estaria indo pelo mesmo caminho, se depender de versões do aplicativo que um desenvolvedor liberou antes da hora. Aí estão as abas próximas ao título. No caso do Firefox, essa forma de visualização só seria liberada quando o aplicativo estivesse maximizado. Mas como as versões de desenvolvedor do Firefox 4 com essa novidade ainda não foram publicadas, não temos como saber exatamente como isso vai funcionar no futuro navegador  – se é que vai funcionar, é bom que se diga.

Download | Mozilla Firefox
Baixatudo | Mozilla Firefox

Com informações: DownloadSquad

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Milles Maverick
Odeio chrome, só uso firefox
Fer
Safari - HTC?
Fer
Exatamente! As pessoas simplesmente fazem aquela pergunta idiota: "A, grande coisa, mas o que ela vai fazer com meus dados?" Se alguém te espiona-se mas não fise-se nada seria legal? Não, pois é invasão de PRIVACIDADE, e quando esse alguém precisar, ele vai fazer alguma coisa com o que descobriu!
Fer
Pelo menos o IE não te espiona!
Fer
Como se focem as duas ultimas bolachas do pacote!
@LUCASP_V
Concordo que o Firefox 4 está realmente idêntico ao Chrome, mas também não vamos generalizar. O IE9 também está tentando se igualar ao Chorme, assim como o Opera 11. E além do mais, a Mozilla precisa mudificar o visual do Firefox que, cá entre nós, esta meio antigo.
Marcelo
Olá Thássius, lí suas impressões, estranhei quando você disse que achou o Opera vagaroso, uso o opera, o chrome e o Firefox no dia-a-dia e sem dúvida ele e o Chrome são os mais rápidos, considero também o Opera muito estável, já fiz um teste onde abrí vários sites em abas nos três browsers e deu pra abrir uns 70 sites ao mesmo tempo no Opera e ele funcionava perfeitamente bem enquanto os demais travaram em torno dos 40/50 sites, infelizmente onde o Opera peca muito é nos addons, ele sempre foi muito pobre nesse sentido, mas eles existem a algum tempo, em versões enteriores eram chamados de Widgets e agora mudaram para Extensões como no Firefox, espero que nessa nova versão esse recurso deslanche.

Ah, não sei se faz diferença mas meu SO é Windows e não o OS X.
William Kennedy
É incrível como as pessoas insistem em discutir a superioridade do Opera... triste.
@mannnq
e que navegador começou com o sistema de abas? e que hoje é presente em 'todos' os navegadores?
Macedo
Pela velocidade da Mozilla devemos ter até o final deste ano o lançamento do beta de número 40 e a versão final deve sair após o mundo acabar ou seja lá pelo final de 2012.
Thássius Veloso
Oi Marcelo. Eu já testei o Opera 11; aqui estão as minhas impressões.
Marcelo
Na boa Thássius, seu post está errado, não tem nada a ver essa sua comparação do Firefox com o Chrome, você deveria ter instalado e testado o Opera antes de fazer o post, aí sim você veria que o Fifefox está ficando IDÊNTICO ao Opera, esse recurso das abas no topo já existe a muito tempo nele, acho que foi o Opera ou o Safari que começou com isso.

E ao contrário do que disseram anteriormente, não estou falando isso por ser um "fanboy tosco" do Opera, apenas acho que deve-se dar crédito a quem de direito e nesse caso é o Opera.

Sobre os browsers, já usei IE, Firefox, Opera, Chrome e Safari e acho que cada um tem suas virtudes e defeitos, e a tendência é que eles se tornem cada vez mais parecidos, cada um copiando aquilo que o outro tem de bom. Na minha opinião, cada um deveria experimentá-los e usar aquele que se adequar melhor às suas necessidades.
@Fireballmaker_
É desculpável, mas não aceitável. Dá para instalar o Firefox (com suporte a extensões) num pen drive e levar para onde precisar: http://portableapps.com/apps/internet/firefox_portable

Eu uso nos computadores da faculdade que usam o Windows XP (pirata) e o eu não tenho privilégios de administrador para instalar um navegador decente.
@Fireballmaker_
Não, o IE não serve nem para isso. Esqueceu daquele vírus em Flash espalhado via Orkut?
Daniel Luiz
EDI LOPES,

para pessoas normais que so acessam a internet pra saber das fofocas ou entrar no orkut, o chrome é mto bom (ate o IE serve pra isso). Mas para quem realmente tem interesse em tecnologia, o opera é supremo, está sempre a frente dos outros em funcionalidades.
Turdin
Claro, logo depois você caiu da cama não é?
Dennis
Até onde eu sei eles ainda não colocaram como padrão, mas existem várias formas de fazer isso através complementos e da edição do arquivo chromeuser.

Eu não tenho certeza, mas o uso das Abas no topo assim já existia no Opera, o Chrome também usa, mas é um pouco diferente.

Hoje em dia, cada vez mais, os navegadores se tornam escolhas pessoais, já que a visualmente todos tentam economizar o máximo possível de espaço e a diferença de velocidade acaba sendo pequena para o usuário comum. A questão é ver qual você se acomoda melhor em questão de addons, hotkeys e etc.
John
Cada um usa o navegador que quiser. Thumbs down pra você.
Felipe Silva
Você disse tudo no primeiro e segundo paragrafo :D.

Gosto do chrome pela simplicidade, não ligo pra personalização, extensão e pá >:)

Acho que a pessoa tem que usar o navegador que lhe agrada ou lhe oferece do que ela precisa.
na minha noobice usava o ie, evolui para o firefox, e agora o chrome. mas tenho os 3 mais opera e o safari, mas sou usuario do chrome :D
@emanueu
Até que enfim! Eu até tinha usado o sistema de feedback do Firefox 4 beta pra reclamar daquele espaço inútil que não mostrava mais sequer o título da página.

A tendência atual é os browsers ficarem discretos, deixando o foco para o conteúdo exibido. Se foi o Chrome que incitou esse movimento, parabéns pro Goolge! Mas ficar com esse mimimi de cópia é coisa de fanboy tosco. As abas do Opera, os botões do Netscape e as extensões do Firefox, o que seria do mercado se essas ideias geniais não tivessem "contaminado" a concorrência?

Agora fico no aguardo da versão final do Mozilla Fireturtle 4 (porque ô demora!). Tô com o 3.6, que com as extensões adequadas fica bem discreto também, com direito a supressão da barra de títulos. Uma pena ser lento e dar aquela travada ao iniciar, mas não consigo me adaptar ao Chrome, é cru demais, não deixa personalizar satisfatoriamente. Eu preciso de uma statusbar pra abrigar dezenas de extensões, e o Chrome não adota uma nem que a vaca tussa, uma bobagem. Já o Opera eu só vejo widgets inúteis, também não consigo mudar pra ele...
Lelo
E eu pensava que o Chrome eh que havia pego a base do fire
Gian
Já usei por muito tempo o FF, mas com o tempo começou a ficar lento demais. Depois testei o Opera e o Chrome. Usei o Opera por um tempo mas não me acostumei, fiquei com o Chrome: leve, simples e rápido. Chrome rule!
Rafael
Já vi um comparativo chamado vida real, deu vitória ao Opera aqui comigo.
Rafael
No Opera a barra de abas já ficava acima da barra de endereços, aí depois eles só integraram com a barra de título... Bem não acredito que cliquei nesse post...
Cleomer
O pessoal não sabe diferenciar evolução natural de "cópia".

Ter abas no topo é uma evolução natural dos browsers, é a opção mais lógica e é de se esperar que todo browser no futuro as tenha. Não tem a ver com falta de criatividade e sim em adotar uma solução melhor.

É natural... do mesmo jeito que o Netscape Navigator criou a disposição dos botões voltar/avançar/recarregar que todos os browsers usam mais ou menos igual, sem ninguém ficar com essa paranoia de quem copiou de quem.
@lillpeter
E sera que o firebug vai de boa?!
Pan Veritrax
Eu particularmente acho o Chrome MUITO ruim... horrivel mesmo... talvez porquê o primeiro quesito que avaliou em qualquer software é acessibilidade... quando instalei o Chrome e ele fixou aquele fundo branco sem me dar opção de configuração de alto contraste... ai nunca mais... além dele ser simplezinho demais... o Firefox é o melhor até agora... além de ter muitos plugins disponíveis permite configuração de cores tanto da UI quanto das páginas e permite um zoom muito mais tranquilo que o IE (que também acho muito bom)... sinceramente só vou usar Chrome se em um futuro muito distante eu tiver que homologar aplicações nesse browser... mas acho MUITO difícil isso acontecer por aqui \o/... ninguém confia no Chrome e o padrão ainda é IE e Firefox... no mais acho interessante o Firefox agregar o visual do Chrome... assim temos um visual mais moderninho em um browser de verdade...
Rardgi
O que me mata no FF 4 e em todos as outras versões e a droga da falta de compatibilidade da extensões. Toda vez q se faz um update, pronto, começa o martírio na procura e espera de extensões compatíveis. No caso do beta, está praticamente impossível de achar algo q funcione a contento p/ quem instala o navegador do zero. Isso é uma buta falta de sacanagem >=l
E o IE9 está nesse mesmo estilo. Ficou com uma área útil bem maior... Pena que com muitos bugs ainda.
@FrankCunhaa
A posição das abas, o fechamento de páginas sequênciais, a resolução e visão do navegador foram alterados e claro o clareamento das abas. Sim, está parecido, ninguém pode negar isso. Porém uma coisa é certa, O Firefox está buscando deixar o navegador mais direto possivel, como o Opera e até mesmo o Chrome, simples. Normalmente você baixa o Firefox já com alguns addons (plu's) para instalação e hoje com essa nova versão ele vem zerado, como disse a própria empresa em seu blog. O navegador está mais leve e seu formato de propriedade mudou, pouco, mais mudou. O Firefox estará sempre um passo a frente dos seus concorrentes pelo simples fato da personalização.
-
De onde você tirou a idéia de que o Chrome copiou o Opera?
Leia mais o blog desses navegadores e pesquise sobre a história de cada um. Opera foi criado antigamente para superar apenas o IE, nada mais.
leon
Na minha opinião o firefox deveria melhorar a interface (mudar esse firefox button para algo menor ou com apenas o símbolo do firefox seria interessante) e o cold start que é muito alto em comparação com os outros browsers..
Se seguisse a linha dos mockups previamente liberados na wiki já estaria legal.
A questão é que ele precisa manter a característica das verões anteriores de economizar memória do sistema.
EDI LOPES
AFF um cara falando do Chrome usando o IE, ta na hora do remedinho "VOVÔ"
@oswaldoacauan
BEM LEMBRADO PEQUENO PADAWAN

AEOHRAOHRIOEAHRIOHAIOERHOAER

pqp PALHO A PALHO foi tenso meRmo..

sorry :(
EDI LOPES
a sim o pera claro, ja vi varios comparativos que deram a vitoria ao chrome, mas lees devem estar errados so pode neh ( ironia MODE ON)
Daniel Luiz
"disputam usuarios palho a palho…"
PALHO A PALHO?!!??! nao seria páreo a páreo?!?!

mas o que vale é a IMTEIMSSAÔ...
@filippejuao
Não foi não, foi o Opera.
@eduardo_R
Acho extremamente válida essa mudança. Possuo um netbook e depois do chrome não consegui utilizar nenhum outro navegador graças ao espaço livre que ele proporciona.
@JeffMatos
Quase tudo que a maioria dos navegadores tem foi copiado do Opera. E as extensões, como são hoje, foi o firefox que começou... Na internet nada se cria, tudo se copia!
O navegador mais inovador chama-se Opera!
Allen Franco
Estão copiando o Opera e não o Chrome, que por sua vez como disse a reportagem, copiou o Opera
@Fireballmaker_
Não acho que seja uma cópia, mas uma adequação do navegador. Tentem usar o Firefox em netbooks, a experiência é muito ruim por causa do excesso de barras de ferramentas!
@Fireballmaker_
O Chromium é exatamente idêntico ao Google Chrome, com direito, inclusive, à propaganda do browser da gigante de buscas.

A única diferença é o logo, se é que dá para considerar isso uma "diferença".

É um bom browser, recomendo a quem usa o Chrome e precisa de um novo navegador.
Denis
Caramba, só fazem criticar... e sempre com a história que o Chrome vai derrubar o Firefox. Bem notado é que o Firefox está estável. Quem não para de perder mercado é o IE. Mas em qualquer forum que se entra, é sempre Chrome x Firefox.... quanta miopia!
Rodrigo Fogagnolo
Fazer um post porque o Firefox 4 vai se parecer com o Chrome no design... como se o Chrome nunca tivesse copiado nada
@Leonardo_Mellin
Compara a imagem acima com o esse print do Opera 11: http://img252.imageshack.us/i/semttulors.png/
@mosblenarufa
Eu amo o opera(2 menbros)
Dono Izzy "kid" Nobre
Moderador: Caio Furtado
Tá bom,foi sem graça...
Versuri
O FF4 está na versão beta ainda, por isso que os links direcionam para as versões estáveis.
Versuri
Ele está usando o Firefox
bawlaw
espero que pare de usar metade da memoria do meu sistema.
Kadu
Não foi o Firefox que inventou as abas ;)
Caio Furtado
Ele pode estar no trabalho gente, não julguem! ;x
Caio Furtado
Fale por você, continuo preferindo o Opera.
Caio Furtado
Bem lembrado.
Douglas
Também não vi esta atualização no meu FF não... Alguém sabe como habilitar este alinhamento das abas? Outra coisa, acho que os links do post estão errados... Não deveriam levar ao FF 4?
Clarion
Se for pra reclamar de "cópias" o Chrome copiou primeiro, porque foi o Firefox que "inventou" as abas.

Então nenhum outro navegador teria direito de usar abas né?

Aliás vamo logo botar que todo mundo copiou o NETSCAPE e pronto!
Silas
Quem usa internet explorer 7 não sabe o que fala né?! Troca isso #pelamordedeus seu comentario será aceitavel só quando usar pelo menos o firefox 3.6 ou o IE 9 mas a segunda opção não é possivel para você
@brunogdb
Tradução: Todos para o IE #not
@elivils0n
resumo da minha opinião:

gosta de deixar as coisas milimetricamente do seu jeito?(inclusive as partes internas via about:config) utilize o firefox

não quer saber de personalização e usar poucos(ou nenhum) addons? chrome

personalização de interface e addons que sejam uteis(ou tem internet super lenta e quer usar o opera turbo)? opera

comprou um pc novo e quer baixar um navegador compativel com o seu estilo? utilize o IE para isso
JoseRenan
deixem todos igual ao Opera aí todos ficam felizes..
@elivils0n
axo MUITO difícil, pois o chrome é baseado do projeto chromium(e esse sim é de código aberto), e se não me engano a posição das abas é a mesma em ambos browsers, então o chrome que copia o chromium, que tem código aberto.... então é muito improvavel a google ter isso patenteado
@elivils0n
bah, pelo que eu entendi, é uma extensão que leva a tabbar para lá(upperbar).
pra quem não sabe, a tabbar do firefox 4b pode ser movida para qualquer lugar aonde os outros botões podem ser movimentados também(inclusive lá embaixo na statusbar)
na minha casa eu utilizo uma extensão que possibilita algo parecido, mas ao invés de deixar a tabbar na upperbar eu deixo a navigationbar, o que leva a economia de pixels para outro nivel quando não tenho nenhuma aba aberta.

resumindo e falando algo diferente: duvido que a mozilla deixe de lado a grande possibilidade de personalização do firefox, provavelmente essa será uma "barra" como as outras, e o usuário poderar colocar nela o que achar melhor.

enquanto isso, na upperbar do chrome e do opera estará sempre a tabbar, então a mozilla estará um passo à frente com a opção de personalização que só ela trás ao firefox
Denis
hey o IE 9 não imita o chrome, se for assim o chrome copiou o IE com cada aba com seu processo e o ribon do office
@leocadio
Google Chrome FTW!!!11one
Guilherme Carlos
Um dos motivos por usar o Chrome é o minimalismo dele. Quando tenho que usar o Firefox, tiro tudo quanto é barra para ficar mais espaço na tela. Essa é uma tendência que deveria ser seguida por todos os navegadores!
Versuri
Já tentei sair do FF mas sempre volto!!!
Daniel Luiz
REALMENTE,

O INTERNET EXPLORER 7.0 É BEEEEM MELHOR QUE O CHROME.. OLOKOMEO!!!
jairo
Ópera nokia ainda vivo obrigado !
Jairo
Concordo !
@AntonioVeras
Não abro mão do meu Firefox. Não que os outros sejam ruins, mas o FF já é parceiro das antigas.
E cópia por cópia, um dos navegadores citados acima, dizia que nunca iria usar extensões, porém recentemente mudou de idéia.
gabriel
Sim, é questão de criatividade, a falta de preocupação de muitas empresas com a qualidade do design dos programas, e existem novas formas e designs que possam agradar ao público, porém isso é questão de enfrentar o mercado, coisa que o google fez, com um navegador que ao se olhar parecia mais um bloco de notas de tão minimalista, a questão é que muitas empresas e comunidades não são capazes de enfrentar novos conceitos, abrir novos caminhos.
O Opera a muito tempo apareceu com o Speed Dial, algo aparentemente inútil que hoje está presente em grande parte dos navegadores...
Está claro que aumentar o espaço para o conteúdo em si é necessário, mas não da mesma forma que outros...
Inovar causa receio, mas não esperava que o Firefox, melhor a Mozilla deixa-se de crescer pelo medo de quebrar os padrões de seu sucesso...
Daqui pra frente só cresce quem pensa diferente, bem diferente.
@brunogdb
Meu Deus, agora é uma copia copia danada
Versuri
O FF Beta 8 para o MacOSX as abas ainda não estão alinhadas na barra de título.
@MatthawsRdC
isso dai é o opera laranja...
@JulieFerraz
Sempre usei o Firefox mas depois de testar o Chrome, 90% da minha navegação é com ele, se bem que, as vezes me sinto como se estivesse traindo o Firefox, afinal, ele esteve comigo durante tanto tempo...
Mas enfim, no momento o que me importa é o navegador mais leve, e quando sair a nova versão do Firefox irei baixar e testar com a expectativa de voltar pra ele ;)
Renyer
Não é questão de criatividade, não tem muito o que fazer mesmo. Para economizar espaço, esse é o caminho.
Gabriel
Acho estranho com a Mozilla Foundation parece meio "lentinha" se comparada ao seus concorrentes.

Entendo que a Google tem dinheiro para acelerar bastante o projeto Chrome, mas o que justifica a Opera Software conseguir entregar tão rápido as novas versões do Opera e a Mozilla ficar todo esse tempo para lançar a 4.0?
@oswaldoacauan
Melhor no seu ponto de vista. Pra mim ambos são bons navegadores, disputam usuarios palho a palho...
@oswaldoacauan
Não entendo porque criticam tanto as "copias". Se foi copiado é porque fez sucesso, conquistou o usuário. Não vejo mau algum nisso, isso só aumenta a disputa das desenvolvedoras em buscar mais e mais diferenciais aos seus navegadores
André Miranda
Li uma reportagem no Uol, qdo o Chrome estava recém lançado, sua privacidade vai pro espaço, os caras pegam todos os dados possíveis e só Deus sabe o que mais, e vai saber tb o que fazem com seus dados pessoais... eu hein..
@rodgosling
Eu não uso o Chrome exatamente por isso!
Thássius Veloso
É um ponto de vista interessante. Mas, pelo menos nos navegadores, que eu saiba foi o Chrome que começou com essa história.
@brunolemos
Na minha opinião, o firefox não tem NADA a ver com o Chrome, nem na aparência nem em nada.

Aliás, a aparência do firefox 4 é a cópia da aparência do Opera, como pode ver as abas nesta imagem http://www.guiadohardware.net/static/20101123/opera11.jpg
EDI LOPES
A fundação Mozilla ta numa saia justa. COm o poder do google por tras do chrome fica difícil competir.
Antes eu usava FF, qdo saio o chrome eu continuei com FF por causa das extensões. mas isso durou pouco ja que o chrome tem praticamente toda e qualquer tipo de extensão.
O que eu queria no chrome era a opcao de sincronizar senhas tb, outra coisa que deveria mudar é a forma como ele sincroniza os favoritos. Talvez seja descuido meu que ainda nao vi se tem a opcao correta, mas se eu entrar em um computador diferente do meu e por para sincronizar ele vai pegar todos os favoritos e "salvar" o que eh um saco pq se a pessoa tem la a pasta de favoritos XXX isso vai para minha conta tb.
Mas isso é tão ruim que tenho certeza que o erro deve ser meu que nao leu as opções na hora de sincronizar
Eduardo Tello
Chrome é o melhor, todos sabemos. O IE está imitando o Chrome e agora o Firefox. Esses dois tem muito o que aprender pra chegar aos pés do que o Chrome é hoje.
@Xanddhy_Hartman
Espero que a versão 4 seja também leve qual o chrome.
Marco Damaceno
Já era de se esperar que isso acontecesse pelo fato do título ocupar um espaço desnecessário antes. Ao meu ver, a Mozilla acertou ao fazer isso. Se copiou o Chrome, paciência.
@Athosbr99
Ao contrário de todo mundo, uso o Chrome porque não gosto de usar as versões betas do Firefox e o 3 anda antigo demais, ou seja, por obrigação mesmo.
Espero ansiosamente a versão 4 do Firefox.
Renato
A meu ver isso começou com o office 2007 e a ribon, não com o chrome...
@rodrigottr
Pelo amor de deus,

Chrome Não ! Opera! Opera!!
@juanlourenco
Se não rolar problema com patentes (a base do Chrome pode ser código aberto, mas o Google Chrome não sei como está definido), é a melhor coisa, juntar o que você tem de bom com o que o concorrente fez e agradou os usuários, não há nada de errado nisso, não é a primeira vez nem a última, e ocorre em qualquer mercado, não só nos navegadores.