Início » Celular » Apple e Microsoft brigam pela marca App Store

Apple e Microsoft brigam pela marca App Store

Avatar Por

Quando você vê alguém falando em App Store, imediatamente pensa em qual empresa? A Apple acredita que a maioria das pessoas associa o termo com os seus serviços. E, não por acaso, a empresa entrou com um pedido de registro de marca no Escritório da Marcas e Patentes dos Estados Unidos. Quem não gostou muito da história foi a Microsoft, que está tentando justamente o contrário: fazer com que a Apple não receba o direito da marca.

As alegações da empresa liderada por Steve Ballmer é de que App Store é um termo muito vago. Realmente é, já que app é uma abreviação para "aplicativo", enquanto store significa simplesmente "loja" em inglês. Seria um termo de uso muito comum e genérico para virar uma marca, acreditam os advogados da MS.

Em contrapartida, a Apple de Steve Jobs defende que App Store só tomou o significado que tem hoje depois que ela foi apresentada no iPhone. Ou seja, o smartphone da maçã teria sido o responsável por popularizar o termo, o que faria dele uma legítima marca. A Apple ainda usa os jornalistas para justificar que a opinião pública comumente associa App Store à loja da empresa.

Mais um serviço da grife App Store

Recentemente a App Store ganhou mais importância graças à chegada da Mac App Store, mais um serviço fornecido pela Apple. Que eu saiba, a Microsoft não tem nenhum serviço que adote nome similar. O motivo dela ter se metido nessa história é que virou um mistério. Pura birra, talvez.

Ambas as empresas apresentam ponderações interessantes. De qual lado você está?

Com informações: Terra Brasil

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Veditto
Estranho heim, mais acho que a Apple leva essa.
Turdin
Ridiculo a Apple ter direito sobre essas palavras, tomara que a m$ ganhe...
Turdin
Dai os vendedores de maçã vão cair de pau em cima da Apple! hauehuaeh
Kadu
Não justifica, mas nesse caso dá precedentes.
Marcell Almeida
A Apple tem que parar de frescura e mudar pra Apple Store, fica ate melhor :)
Kadu
Estou do lado da Microsoft. Quando eu virar um magnata da tecnologia vou querer que minha loja de aplicativos tenha o termo "App Store" e não estou a fim de pagar royalties para a Apple.
Denis
Até hj a Microsoft tem parte das ações da Apple ?
Leonardo Pacheco
A microsoft está correta. O termo é extremamente genérico, mas a Apple não precisa mudar o nome da loja, so não registrar. A loja so pode ser usada mesmo através do iTunes e dos produtos dela. Caso alguma outra empresa grande crie uma App Store(mesmo nome, igual) é so a Apple reclamar
Leandro Freire
Essas empresas precisam registrar uma APQP Store!
Dekamaster
Troféu de melhor comentário da semana XD
Dekamaster
e desde quando um erro justifica o outro? =/
@kairion
http://tecnoblog.net/48753/facebook-consegue-a-patente-da-palavra-face/ Foi patenteado a palavra face para evitar que concorrentes utilizassem-na. Não vejo ninguém falando que vai acessar seu facebook mas falando do Orkut, por exemplo. Porém, com a notícia da Ovi Store com apps pagos no Brasil, vi muitos usarem a frase "app store da Nokia", ou apenas "app store", mas se referindo a Ovi Store. Então sim, a Apple está errada, e, mesmo que Facebook estivesse errado, desde quando um erro justifica o outro?
@brunogdb
Não, melhor é "APPle Store", entenderam do segundo "P" maiúsculo né? :P
@brunogdb
Eu também
Fredson Sousa
Existe um App com esse nome, veja o artigo sobre ele no link ai em cima no Artigos Relacionados
Exibir mais comentários