Início » Aplicativos e Software » Motorola Xoom, o tablet que roda Ubuntu

Motorola Xoom, o tablet que roda Ubuntu

Avatar Por
9 anos atrás

Enquanto o Motorola Xoom não chega oficialmente ao país, o máximo que podemos fazer é ter uma idéia do potencial do aparelho e das possibilidades que ele oferece. Que tal, por exemplo, instalar e rodar o Ubuntu no tablet?

E é exatamente isso o que Thomas Sohmers pensou, logo depois de destravar e rootear o aparelho. Infelizmente a mágica ainda não está completa, e o Ubuntu só roda em uma espécie de "máquina virtual" dentro do próprio Android, o que acaba causando uma lentidão considerável no uso do sistema. E, como vocês podem ver abaixo, o acesso ao Ubuntu é feito via VNC, como se o sistema fosse uma máquina separada do Android:


(YouTube)

Muito embora não seja uma instalação real no Xoom, o experimento deixa claro que as possibilidades de customização do tablet são muitas, e que com um pouco mais de trabalho talvez seja até possível rodar outros sistemas sem precisar do Android.

As instruções de instalação estão no blog de Thomas Sohmers, e dependem de uma versão um pouco mais antiga do Ubuntu, a 9.10 específica para processadores ARM.  Se você é um sortudo que já possui um Motorola Xoom e não tem medo de torná-lo um maravilho (e caro!) peso de papéis, pode tentar fazer o mesmo e ter o Ubuntu rodando no tablet. 🙂

Com informações: Android Central

Mais sobre: , , ,