Início » Gadgets » MSI mostra placa de vídeo autolimpante

MSI mostra placa de vídeo autolimpante

Avatar Por

A taiwanesa MSI usou a Computex, que acontece em Taipei até o próximo dia 5, para anunciar uma nova placa de vídeo capaz de lidar com uma das maiores pragas que afetam os computadores ao redor do mundo: a poeira. Atendendo pelo pomposo nome de N580GTX Lightning Xtreme Edition, o modelo tem 3GB de capacidade e é chamado por sua empresa mãe de “a placa de vídeo mais poderosa do planeta”, sem maiores detalhes a respeito de suas especificações técnicas.

Sua novidade mais notável é um sistema batizado de Dust Removal (ou “removedor de poeira”, numa traduçao freestyle), que teoricamente é capaz de manter as ventoinhas da placa razoavelmente limpas e assim garantir melhor desempenho por maiores períodos de tempo.

N580GTX Lightning Xtreme Edition: autolimpante

Na prática, o modelo faz com que os coolers da placa de vídeo girem no sentido contrário durante 30 segundos depois que a máquina é ligada, “removendo a poeira dos coolers e assegurando melhor refrigeração”. Outra novidade notável é um sistema que faz a cor das ventoinhas mudar de azul para branco toda vez que o ar da região ultrapassar os 45ºC e assim “ajudar os usuários a verificarem a resfriação de seu sistema”.

De qualquer maneira, a empresa não comenta os estragos de que ventoinhas rodando no sentido contrário e espalhando sujeira por todo canto podem provocar no computador e no sistema respiratório dos humanos que habitam o recinto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@MasterWebInter
Vish! Me clonaram =\
Rafael
LOL, apenas isso.
Patrik
Realmente não tive o cuidado de anotar como estavam as temperaturas antes e depois de abrir, até porque não esperava encontrar a quantidade de poeira encrostada nas aletas do dissipador. A placa mãe até que estava limpa. Lembro que no meu inventei de limpar após 1 ano e meio de uso e não melhorou em nada. "sem contar que na maioria desses processadores as pessoas fazem overclock". Pra mim quem faz overclock tem a obrigação de checar as temperaturas periodicamente. Então não considero uma das maiores pragas não. Pra mim uma das maiores pragas é a maresia.
@lucasfmunhoz
cara,uma coisa é vc desmontar computadores de escritorio e tiver poeira,outra coisa é vc desmontar computadores para jogos,onde um processador normalmente esta em seus 50 º quando esta limpo e 60 º quando esta sujo,sem contar que na maioria desses processadores as pessoas fazem overclock que aumenta bastante a temperatura,poeira é sim uma das maiores pragas de computadores.
@mos_axz
Já vi tirarem 1 camisinha de dentro de um gabinete...(sim estava aberta) Só não sei como enfiaram aquilo ali
Thiago Sabaia
:P
Patrik
"uma das maiores pragas que afetam os computadores ao redor do mundo: a poeira". Que exagero! Já desmontei computador com mais de 6 anos de funcionamento e estava em perfeito funcionamento, com uma quantidade de poeira razoável. O dissipador do cooler do processador estava com as aletas cheias de poeira, mas a temperatura do processador estava normal ainda. "os coolers da placa de vídeo girem no sentido contrário durante 30 segundos depois que a máquina é ligada". Esse sistema é muito simples. Uma solução para tudo isso é usar filtros nas entradas de ar. Além de limpar regularmente o ambiente em que os computadores ficam.
Patrik
Exatamente, deve funcionar apenas para a placa de vídeo mesmo.
@rmoni3000
AHUUAHUHAHAHUAUHAHUAUHUH lembrei do tiozinho do gás passando todo dia na rua! AUUHAUAHHUAUHAUHAHUAHUAHUA
@golker
Fulgaz é alguma marca de distribuidora de Gás? Tipo Full Gas? :P
Yuri Ramos
Depende do ponto de vista. Se vc olhar o quesito consumo, as AMD Radeons são melhores.
RodrigoKrZ
Não se esqueça daquele "limpa piso/carpete/taco/asfalto/limo" que você liga ele na tomada, ele passa pela casa toda, e volta pra tomada. O Tecnoblog mostrou ele nos gadgets pra dar de dia das mães
Alexandre
Começou com os fornos, agora com as placas de video. Daqui uns anos a nossa casa vai ser auto-limpante!! LEgaaallllll!!!
@lucasdnd
Foda-se a minha saúde tb, desde que eu consiga rodar meus jogos a 60fps :D
Theus
Foda-se o computador, no entanto que minha placa de vídeo esteja limpa \o/
Exibir mais comentários