Uma “revolução” na edição de vídeo. É assim que a Apple vem definindo seu mais recente produto, o Final Cut Pro X. Exageros maçanescos à parte, a nova versão do aplicativo de edição tem tudo para agradar os profissionais que trabalham diariamente com esse tipo de programa. E o melhor: essa versão conta com suporte a 64-bit.

Final Cut Pro X: com Magnetic Timeline

A menina dos olhos de Steve Jobs no Final Cut Pro X é a Magnetic Timeline (linha do tempo magnética, em tradução livre). Ao que me parece, essa é a primeira vez que um editor de vídeo permite anexar itens como título, trilha sonora ou GC (gerador de caracteres) a um determinado trecho de vídeo. Sendo assim, ao movimentar o trecho, todo o resto vai junto.

Importar clipes de vídeo ficou mais prático. Principalmente porque, ao fazê-lo, o Final Cut X faz a análise do conteúdo do vídeo. Na interface do programa (que agora lembra bem mais o iMovie, equivalente do Movie Maker no mundo Apple), após essa etapa ser concluída, o aplicativo lista cenas nas quais há apenas uma pessoa, duas pessoas ou um grupo de pessoas. O reconhecimento não para por aí, pois o Final Cut também determinar os planos presentes nas imagens.

Atendendo a um convite meu, o Micael Silva, editor profissional e viciado em internets, teceu alguns comentários sobre o Final Cut Pro. Veja só.

O Final Cut ficou mais denso, mostrando mais poder em desenvolver um bom trabalho e em menos tempo. A Apple agregou à sua linha profissional o fluxo de trabalho já empregado no iMovie. Também quebrou um paradigma que estava há tanto tempo no mercado que foi a inspiração da versão Pro do Adobe Premiere, atualmente em sua quinta versão (contando o CS 5.5 uma extensão do CS 5).

Várias tecnologias da Apple estão sendo empregadas pela primeira vez em um produto para o público profissional. Correções de áudio e separação de cenas, que seriam longas etapas após a captura/ingestão do material, acontecem no mesmo instante que o material vai sendo adicionado ao projeto. A edição fina de sons e cores, que antes ficava a cargo do Soundtrack e Color, agora se integra ao programa principal, poupando ainda mais tempo.

É bom lembrar que, apesar do que a Apple fala, isso tudo não é mágica: Desfrutar uma renderização em segundo plano, sem falar nas tantas tecnologias de ponta, exige hardware recente. Há relatos de pessoas que não puderam baixar o software devido a essa limitação. A Apple tem indicado GPUs Intel HD 3000 ou superior. A NVIDIA GeForce GT120 tem sido indicada também para donos de Macs Pro.

Outro ponto a se considerar antes do upgrade é a compatibilidade entre plugins. Se você pagou por plugins de terceiros e depende deles para realizar seu trabalho, é bom esperar um pouco mais.

Além do Final Cut Pro X, a Apple anunciou o Motion 5, para criação de gráficos animados, e o Compressor 4, para codificar os vídeos. Cada um desses aplicativos custa US$ 49,99 na Mac App Store. Já o Final Cut será vendido, novamente só na Mac App Store, por US$ 299,99.

Comentários

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Leandro Lamenza
Acho interessante quando vem novidades, mas parece que Jobs deu uma viajada ao deixar FCP do jeito que ficou esse FCP X. Estou usando o programa tem 5 dias, estou tentando deixar o trabalho rápido como eles dizem que fica, aproveitar as mudanças, é legal, e só...falta muito pra ser um FINAL CUT PRO. Se alguem achou me diga onde é, mas, não tem o TIMECODE OVERLAYS... não tem EDL, XML, os backups são através de archive, o timeline se chama projeto, ainda estou tentando pensar como o FCP X, espero q a Apple resolva logo o que falta e que aí sim o FCP X se torne realmente o FCP X.
Tiago C. Araújo
HAhahhahaahh [Uma "revolução" em edição de vídeos]... abaixa um pouco a luz, coloca uma música de suspense, abra os braços e olhe para o céu (esse deve ter sido o roteiro para o apresentador do novo programa APPLE).... Típico do marketing APPLE.
Marcos Caviccioli
Final Cut Pro X o fiasco do ano, não tem nada de profissional, esta mais para um Imovie melhorado, dinheiro jogado fora!
Paulo Estevão
Verdade! Premiere + After > Final Cut
Thiago Sabaia
:P
Sr. Sem Papo
Premiere+After ninguém combate.
@Eduhst
Sinceramente? É um Premiere mais bem acabadinho... só isso.
hfa2010
Interface(pelo menos da imagem postada, não estou falando da interação da mesma) me lembra a do "Lives" para Linux!!
adolfo Paiva
Sou Editor Artistico acabei de baixar o final cut X achei muito parecido com imove nao e possivel abrir um projeto do final cut 7 isso nao e bom
Willian Max
Há um vídeo no site explicando melhor o recurso http://www.apple.com/finalcutpro/includes/videos/features-magnetic.html
mbissaro
Não sei se entendi direito esse lance do Magnetic, mas meu pai trabalha muito com edição de vídeo, e ele usa o Pinnacle Studio v.10. Nele tem um recurso onde voce pode "amarrar" (ou agrupar, fazendo analogia aos recurso do Word, Powerpoint e produtos Office de juntar vários itens e agir com ele como se fosse um item só) legenda com áudio, com vídeo e arrastar pela timeline.