Início » Computador » Acelerômetros: para que servem e como funcionam?

Acelerômetros: para que servem e como funcionam?

Descubra o que são acelerômetros, quando começaram a ser utilizados em notebooks e as suas funcionalidades em computadores

Avatar Por
TB Responde

Acelerômetros estão presentes em diversos eletrônicos do nosso cotidiano, como tablets e celulares, mas muita gente nem sabe o que é um acelerômetro. Vamos explicar o que são acelerômetros, como funcionam e a utilidade desses dispositivos nos computadores.

O que são acelerômetros

O que são acelerômetros

Acelerômetros são chips usados de forma mais comum em dispositivos como smartphones e tablets, para que eles detectem a inclinação de um aparelho, mudem a interface ou interajam com aplicativos de acordo com os movimentos.

Existem diversos tipos de acelerômetros, embora o conceito e objetivo seja o mesmo, eles podem detectar a aceleração de maneiras diferentes como por indução magnética, por piezoeletricidade ou ainda utilizando sensores ópticos e térmicos.

As empresas pioneiras no uso de acelerômetros

Em notebooks, o acelerômetro é apenas uma parte de um sistema bem mais complexo. No caso da Apple, esse sistema é parte do Sudden Motion Sensor.

O primeiro notebook da Apple a contar com esse sistema embutido foi o PowerBook, lançado pela empresa em 2005. Mas está enganado quem pensa que a gigante da maçã foi a pioneira. Em 2003, a IBM já tinha uma linha de ThinkPads que contava com o chamado HDAPS, que usava um acelerômetro com o mesmo princípio do Sudden Motion Sensor.

Outras empresas produziram sistemas similares como a Acer, com seu GraviSense, a HP desenvolveu um sistema chamado 3D DriveGuard e a Dell criou um sistema batizado de Free Fall Sensor.

Para que serve um acelerômetro

Apesar da variação de nomes, o objetivo principal de um sistema que usa acelerômetros é basicamente é proteger dados no HD. Esse sistema é responsável por detectar quando um notebook está caindo e fazer com que as cabeças de gravação travem em posição, evitando que dados sejam perdidos no eventual impacto com o chão.

Devido à modernização dos componentes, algumas fabricantes de HDs, como Seagate e Western Digital, passaram a incluir um sistema próprio de detecção de quedas nos seus discos, tornando desnecessária a sua implementação pela própria fabricante do notebook.

Apesar de ter seu uso específico, não quer dizer que os acelerômetros sirvam apenas para o sistema detecção de movimento em quedas. Por isso não demorou para que programadores criassem alguns programas que interagissem direto com acelerômetros.

Um desses casos é o programa, iAlertU, que pode ser considerado como um aplicativo de segurança, já que usa o sensor do acelerômetro para detectar quando o MacBook é movido, tirar uma foto do responsável pelo movimento e alertar o dono do computador.

Tem alguma sugestão de aplicativo? Deixe aí nos comentários!

Com informações: Lifewire

Colaborou: André Leonardo

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gokernel
Se alguém souber de algum programa usando acelerômetro para medir altitude/nivel com precisão com relação a 2 smart, favor indicar, especialmente pra symbian. Triste é usar um programa no smart que não faz uso do acelerômetro pra rolar a tela, tipo o BOLT browser, estou vivendo essa experiência. ;) Gokernel
@nelson_integra
Era mais ou menos isso que eu estava pensando. Sei que a velocidade dos aviões é em relação ao ar. Mas há casos recentes de falhas, que provocaram acidentes aéreos e algum outro tipo de sensor poderia ter evitado os acidentes.
@hfa2010
Mas por ser derivado é linux-based o que não deixa de ser Linux... Mesmo tipo de comparação entra Ubuntu e e Debian!
@amsalau
Mas pelo que me lembro é possível determinar a velocidade através de uma função aceleração e tempo. Seria possível determinar também a distância percorrida. O único "porém" é que seria necessário sempre partir do repouso ou determinar a velocidade inicial de outra forma. Se o acelerômetro tiver 3 eixos pode-se determinar o posicionamento, velocidade e vetor do objeto em um espaço 3D.
Ramon Melo
Recomendo ler o artigo e não só o título.
Sergio
Lembro de uma notícia em um site de tecnologia, faz um tempinho já. O cara comprou uma super câmera digital filmadora, acho que exclusivamente para um passeio que ele ia fazer naqueles aviões que simulam gravidade zero. Durante o passeio a câmera não funcionou. Ele gastou uma grana na câmera e mais um tanto no passeio de gravidade zero e não conseguiu fazer um videozinho. A câmera tinha um acelerômetro para proteger o HD dela que armazenava os vídeos. Se ele tivese uma camerazinha mais simples teria ficado mais feliz. :)
@pedro_leal
Outro app que usa o acelerômetro é o LiquidMac. http://uri.cat/software/LiquidMac/
@blessedguy
Acelerômetros registram aceleração, não velocidade. Pra velocidade no ar você tem os tubos de Pitot, que são confiáveis o suficiente pra serem itens obrigatórios em todos os aviões.
@blessedguy
Usar o kernel Linux não significa ter tudo que o kernel Linux oferece. Faz tanto sentido quanto falar que por ter Java, o Android roda qualquer aplicativo em Java. [E uma nota: o kernel que o Android usa não é o kernel Linux, é derivado.]
Seqko
Que decepçao ! Qndo vi o artigo e a foto logo imaginei explicando fisicamente o circuito responsável. Agora vou ter de ir pra wiki ! Tchau TB !
John
Desculpe-me se fui insensível, mas entrei no post procurando uma explicação sobre o funcionamento do acelerômetro, tal como está no título; mas passei o olho rápido e não encontrei o que queria...
Alexandre
Hoje em dia acelerometro e giroscopio andam de maos dadas, porque nao falaram do giroscopio?
@geoge
A turma do linux no melhor estilo "eu nem queria mesmo..."... mas enfim. O simples fato de proteger o HD contra movimentos bruscos já é um argumento mais do que suficiente no que diz respeito a sua utilidade. Além do mais, logo logo os desenvolvedores vão usar da sua criatividade para tirar ainda mais proveito, como no caso dos aplicativos já citados para Mac e dos que ainda estão por vir (independente da plataforma). Achei interessantíssimo o post. Bem geek mesmo. Abs.
@nelson_integra
O acelerômetro poderia ser usado para estimar a velocidade e deslocamento de uma aeronave, quando outros dispositivos não são confiáveis.
@nelson_integra
Acabo de comprar um notebook DELL E6520, que tem um dispositivo de proteção de disco em caso de queda. Ou seja, o acelerômetro continua em uso com esse propósito.
Exibir mais comentários