Um novo recorde de armazenamento digital está para ser quebrado pelo braço de pesquisa da IBM na California. Eles serão os responsáveis por criar uma unidade de armazenamento, um 'drive' por assim dizer, que será capaz de guardar 120 Petabytes de dados. Ou 120 quadrilhões de bytes, se ficar mais fácil de imaginar tal número. Mais fácil ainda? Ok, imagine 120 seguido de 15 zeros.

Essa façanha vai requerer cerca de 200 mil HDs conectados simultaneamente e que vão precisar de um sistema próprio de resfriamento da IBM para não derreterem em uma sopa de bits. Bruce Hillsberg, líder do projeto, diz que agora um sistema de armazenamento desse tamanho é considerado monstruoso, mas que em alguns anos esse tipo de sistema "vai ser o padrão para computação nas nuvens". Atualmente o maior desses sistemas já criado contém meros 15 Petabytes de dados.

É um desses multiplicado por 200 mil.

Tecnologia própria, aliás, é algo que está em abundância nessa unidade. A IBM vai usar também o seu chamado General Parallel File System que consegue criar e armazenar mais de 30 mil arquivos por segundo nos 200 mil HDs. Isso faz com que a velocidade de escrita ou leitura em todo o sistema chegue na casa dos Terabytes por segundo. E por causa do tamanho, cerca de 2 PBs serão usados apenas para armazenar os nomes dos arquivos e os locais onde estão gravados.

Quer saber como ele funciona? É, eu também gostaria. Mas infelizmente a IBM Almaden, parte da empresa responsável pelo projeto, não pode revelar o nome do cliente que pediu tamanho mostro de armazenamento. E para colocar em perspectiva o quanto esse generoso sistema vai custar, tenha em mente que o maior HD disponível para usuários comuns hoje em dia é de 8 TBs e custa por volta de US$ 1 mil.

Com informações: ExtremeTech.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luan Vinicius

Todo dia um hd vai falhar rsrs sao 200mil unidades!

Alexandre Henrique

Olha, outro curioso perdido na net kk eae men '-'

Juan De Souza

Vim do futuro pra avisar que não saiu

Marcos
tem de 10TB já... https://www.amazon.com/Seagate-IronWolf-3-5-Inch-Internal-ST10000VN0004/dp/B01IA9GU0Q
Christian Bravo
kkkkk verdadeo meu computador tem 465 GB e o seu?
Cesar Henrique
Ou meu celular
Daniele Freitas
Obrigado ! facilitou meu trabalho
C. Emanuel Laguna Jr
Grande Rafael, no idioma português não colocamos a letra ‘s’ para pluralizar abreviaturas de unidades de medida. :-| Além disso, a letra ‘s’ é segundo no SI, ou seja, além de errados no nosso idioma, “TBs” e “PBs” significariam terabytes-segundo e petabytes-segundo. :lol: Sucesso aí! ;-)
Marcelo
1 TB já é muito mais que suficiente para min...
Yangm
Foi eu que encomendei. Meu HD não tava mais dando conta de guardar tanto por... arquivos importantes.
Marcio
Procurei no google durante meia hora e não achei o tal HD de 8TB, o maximo que tem hoje é de 3TB para usuarios domesticos, 8TB storage são raids de 4 x 2TB... Se existe mesmo passa o link pra nos por favor que fiquei interessado!
André Oliveira
Falseta essa chamadinha heim! Não é uma unidade de armazenamento, mas sim várias compondo um único sistema.
@nelson_integra
Há muitas grandes empresas trabalhando na casa dos Petabytes.
Guilherme Diakov
Eu acho q o cliente é algum banco da suíça...
GiovasNaufal
Não tem mesmo. E mesmo se tivesse, não valeria a pena. É bem mais simples e barato contratar uma empresa especializada em hardware para fazer o trabalho
Exibir mais comentários