E para os fãs do Linux o dia das crianças é hoje! Depois de seis meses de desenvolvimento, é chegada a hora de atualizar o seu Ubuntu para a versão 11.10 ou até mesmo instalar pela primeira vez, caso você ainda não tenha tido o prazer de migrar para o Linux. 🙂

Ficou bonitão

Essa versão do Ubuntu traz dezenas de atualizações e novidades, muitas delas já apontadas aqui no Tecnoblog:

  • O Unity foi praticamente reescrito, estando mais leve e fácil de usar;
  • Para máquinas que não aguentam (ou não conseguem) rodar o Unity na versão 3D, o Unity 2D está disponível;
  • Sai de cena o ambiente gráfico antigo do GNOME 2 (mas, como sempre, você pode baixar e instalar um novo gerenciador de janelas caso o Unity não lhe agrade);
  • Evolution também diz adeus, sendo substituído pelo Thunderbird;
  • O GDM foi substituído pelo LightDM. A tela de login está bem mais leve e bonita, e a criação de novos temas personalizados será bem mais simples. Mãos à obra, artistas!
  • O alternador de janelas (Alt+Tab) foi redesenhado, estando bem mais bonito;
  • Versões dos softwares mais comuns: GNOME 3.2, Firefox 7, LibreOffice 3.4.3, Kernel 3.0.0-12 entre outros;
  • Agora você pode tirar uma foto com a webcam durante a instalação do Ubuntu, e usar como sua foto de perfil no Ubuntu;
  • A Central de Programas foi completamente redesenhada, ficando mais simples de usar e com a opção de sincronizar os programas e as versões dos mesmo entre diferentes computadores;
  • Há um novo programa para backups, o Deja Dup;

E mais uma infinidade de novidades. Faça já o download do Ubuntu 11.10 (você pode baixar outras versões do Ubuntu ou usar o torrent acessando a área de downloads alternativos). Enquanto eu preparo uma resenha caprichada, não deixe de ver o vídeo com as principais novidades do novo Ubuntu:


(Vídeo do YouTube)

A Canonical também colocou no ar uma página especial de demonstração do Ubuntu 11.10. Dá para ter uma noção de como o sistema funciona ao mexer em recursos como o gerenciador de arquivos, a central de aplicativos ou o navegador padrão (Mozilla Firefox). Vale a pena dar uma conferida.

Com Informações: OMG! Ubuntu

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

raul
o ubuntu é muito bom mesmo ja baixei e esta perfeico com o unity. mas se quiser usar o gnome shell so é ir na central de programas e pesquisar sao so 20 mb ai pronto ubuntu com gnome e unity
LukazTG
Mais lento que o w7? Na boa o meu w7 não tem nada de lento, talvez seja a configuração da sua máquina... Não aguento mais nego dizer que o IE9 é lento, o W7 é problemático... eu uso o Ubuntu e o Windows, o FF7 IE9 e Chrome, meu W7 nunca travou, nunca teve problema, nunca teve nada que me desagradasse. e olha que uso muita coisa ao mesmo tempo ... os navegadores tem a mesma velocidade ao menos na minha conexão... gosto mais do FF por ele ser mais dinâmico...
chaves
por favor, alguém sabe como fazer para funcionar um mini modem 3g, marca onda, da tim. estou tentando instalar um ubuntu 10.10, e nada de acessar a internet. no windows é automatico, voce conecta o mini modem na entrada usb, e ele se auto instala etc... depois tem um botão que fica verde e só clicar que conecta. no ubuntu 10.10 não consigo de jeito nenhum. se alguem souber me dar alguma dica, por favor me ajudem, pois eu ja estou na casa dos sessenta anos, e não entendo muito de informatica, só o basico.
Guilherme Macedo
kernel 3 está consumindo bem mais energia. Parece que é um bug. Já foi corrigido na versão 3.1, que não sei se o Ubuntu usa.
Guilherme Macedo
Chará, o GRUB está funcionando? Se tiver vai na opção de restauração e coloca na opção que tem o DPKG. Se tiver pacotes quebrados o gerenciador vai tentar corrigir.
relaeli
Finalmente eu consegui. muito bom,ubuntu.
ricardo
Nada a ver. Você chegou a usar o Ubuntu? Eu uso ambos (Ubuntu e Windows 7) e posso garantir que a interface é completamente diferente.
Marcos
Caramba!!! Essa versão do Ubuntu está espetacular!!!
João Vitor
Eu não gosto de Linux, nunca gostei, mas tive que baixar e testar essa versão. Bonito e rápido, ficou bacana. :D
@Dougfane
Já atualizei o meu 11.04 assim que cheguei em casa, só tive um pequeno problema com o login no Empathy que não está funcionando...
Jean
Baixei, estou usando e adorando! Pra quem reclama do unity é só digitar no terminal sudo apt-get install gnome-shell. Eu adoro o unity, embora ache que ainda não está totalmente estável.
Fernando
de fato muito lento, mas valeu a experiência. pelo menos ta bem mais bonito que o w7. mas sou usuário viciado em XP
@TatoGomes
Já testando... Ubuntu, a melhor distro Linux ever!
PR
Ficou show de bola!!! principalmente pela nova tela de login,a nova loja de apps nada a reclamar.
Guilherme Macedo
Uso a versão 64-bit e não encontro problemas. Até o Flash Player já tem versão nativa. Talvez encontre dificuldade com alguns programas que só tem pra 32-bit, daí terá que baixar as bibliotecas 32-bit pra rodá-los.
Exibir mais comentários