Início » Internet » ICANN deverá permitir domínios com letras não-latinas

ICANN deverá permitir domínios com letras não-latinas

Avatar Por

icann-logoDesde o começo da internet, os domínios sempre tiveram letras do alfabeto latino. Como esse é o alfabeto predominante na maior parte do mundo, a idéia de se usar caracteres em russo ou chinês nem foi considerada ao começar da World Wide Web. A proposta, no entanto, recebeu nova força nessa segunda-feira.

O órgão que regulamenta domínios na internet, ICANN, anunciou hoje que deverá votar na sexta-feira (30) se aprova ou não a possibilidade de criação de domínios com letras de outros alfabetos, chamados domínios internacionalizados (ou IDNs). A mudança vai permitir que domínios sejam registrados com caracteres árabes, cirílicos, coreanos, japoneses e até gregos, entre outros. Isso poderá ajudar mais da metade dos 1,6 bilhão de usuários da internet no mundo, que falam uma língua que não usa caracteres latinos.

Um dos problemas que sempre adiou a criação dos IDNs é a ausência da tecnologia para converter caracteres entre alfabetos diferentes. Porém, Peter Thrush, chairman do quadro de diretores do ICANN disse que "está confiante de que funciona porque estávamos testando [a tecnologia] nos últimos dois anos". Se aprovado, domínios IDN poderão estar disponíveis a partir da metade do ano de 2010. [DailyMail / CNET]

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo
Valeu. Não tinha visto ainda =)
Rafael Silva
Sim, esses já foram liberados faz tempo. Eles são caracteres especiais, mas fazem parte do alfabeto latino ainda assim.
Raph4
Estes já não foram liberados?
Rodrigo
Significa que domínios com acentos e cedilha serão também aceitos, né?