Há exatos 15 anos o mundo todo segurava bravamente os ânimos por conta do iminente lançamento do disco “Baladas En Español” do duo sueco Roxette quando a japonesa Bandai estremeceu toda a Terra com o lançamento do Tamagotchi, brinquedo que logo viraria febre entre crianças e adolescentes de todo o mundo.

Tamagotchi: era assim

Apresentado no dia 23 de novembro de 1996, o Tamagotchi era uma espécie de chaveiro que abrigava um bichinho virtual que pedia por doses regulares de alimento virtual, atenção virtual e carinho virtual. Tudo para que se desenvolvesse de maneira saudável e tivesse uma vida íntegra até que ele fosse para um céu virtual por conta da idade avançada ou seus jovens donos se cansassem da brincadeira (geralmente a segunda opção acontecia mais rápido).

Não demorou para que o joguinho conquistasse os japoneses e logo desembarcasse em outros países, incluindo o Brasil. Como de hábito, sua versão oficial sofria concorrência de modelos genéricos chineses, que podiam ser encontrados em qualquer lojinha popular.

...e ficou assim.

Apesar de andar meio esquecido dos últimos tempos, os Tamagotchis ainda desfrutam de boa saúde e passaram por diversas evoluções. Sua primeira “geração” durou até 2004, quando foi substituída por novos modelos que traziam telas de melhor qualidade e conexões por infravermelho que deixaram os bichinhos estabelecerem amizades e até procriarem.

Em 2006 o brinquedo foi novamente remodelado, ganhando novos recursos. Já em 2008 os bichinhos virtuais chegaram a dar as caras no iPod Classic, como um aplicativo.

Para comemorar os 15 anos do Tamagotchi a Bandai anunciou o lançamento do modelo iD L 15th Anniversary apenas no Japão. Tem tela colorida, permite a instalação de acessórios como pedômetro, relógio e calculadora, download de itens adicionais e oferece a opção de se visitar a casa do bichinho além de poder dividir uma refeição com seus pais (?).

De acordo com a Bandai, desde seu lançamento foram vendidos 78 milhões de Tamagotchis.

Com informações: iG, Wikia Tamagotchi, Engadget

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ediani Oliveira
Esse foi o brinquedo mais tecnológico que tive nos anos 2000. Saudades!
gsctt
Como se fosse ontem...
@LBKatan
Qual seu preço?
@a_felipes
Hahahahahahahaha.....rí alto
Hawk
Eu tive dois, um verde com botões amarelos e um amarelo com botões vermelhos. O verde eu desmontei e não consegui mais remontar, o amarelo eu devo ter até hoje, guardado em alguma caixa de bagunças na garagem.
@renan_official
Saudade do meu Hakuraku Dinoku *-*
Murdock
Na época eu já era meio velho pra isso. Lembro que viraram problema em sala de aula, professores proibiram e tinha até babá de Tamagotchi! Soube do caso de um garoto que se matou depois que o seu morreu. Aliás, cadê o Izzy Nobre, assassino confesso de Tamagotchis?
Murdock
Hahahahahaa!!!
j2k
Você é psicólogo?
j2k
...
@hitlp
hahaha muito bom! Tenho o original até hoje. Verde com botões amarelos!
ricardo
Nunca tive um. Me parece insano.
Thiago Leite
Ou matá-los, enfiando um clips naquele botãozinho de reset.
Thiago Leite
Proibiram o "bichinho virtual" na minha escola também, mas até hoje não conseguem explicar o porque disso.
Rodrigo
Um minuto de silêncio pelo Geraldo...
Exibir mais comentários