Há exatos 15 anos o mundo todo segurava bravamente os ânimos por conta do iminente lançamento do disco “Baladas En Español” do duo sueco Roxette quando a japonesa Bandai estremeceu toda a Terra com o lançamento do Tamagotchi, brinquedo que logo viraria febre entre crianças e adolescentes de todo o mundo.

Tamagotchi: era assim

Apresentado no dia 23 de novembro de 1996, o Tamagotchi era uma espécie de chaveiro que abrigava um bichinho virtual que pedia por doses regulares de alimento virtual, atenção virtual e carinho virtual. Tudo para que se desenvolvesse de maneira saudável e tivesse uma vida íntegra até que ele fosse para um céu virtual por conta da idade avançada ou seus jovens donos se cansassem da brincadeira (geralmente a segunda opção acontecia mais rápido).

Não demorou para que o joguinho conquistasse os japoneses e logo desembarcasse em outros países, incluindo o Brasil. Como de hábito, sua versão oficial sofria concorrência de modelos genéricos chineses, que podiam ser encontrados em qualquer lojinha popular.

…e ficou assim.

Apesar de andar meio esquecido dos últimos tempos, os Tamagotchis ainda desfrutam de boa saúde e passaram por diversas evoluções. Sua primeira “geração” durou até 2004, quando foi substituída por novos modelos que traziam telas de melhor qualidade e conexões por infravermelho que deixaram os bichinhos estabelecerem amizades e até procriarem.

Em 2006 o brinquedo foi novamente remodelado, ganhando novos recursos. Já em 2008 os bichinhos virtuais chegaram a dar as caras no iPod Classic, como um aplicativo.

Para comemorar os 15 anos do Tamagotchi a Bandai anunciou o lançamento do modelo iD L 15th Anniversary apenas no Japão. Tem tela colorida, permite a instalação de acessórios como pedômetro, relógio e calculadora, download de itens adicionais e oferece a opção de se visitar a casa do bichinho além de poder dividir uma refeição com seus pais (?).

De acordo com a Bandai, desde seu lançamento foram vendidos 78 milhões de Tamagotchis.

Com informações: iG, Wikia Tamagotchi, Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados