É chegada aquela época do ano novamente. O momento em que o conhecido Google Zeigeist revela as dez coisas que as milhões de cabeças pesquisando no Google mais procuraram durante 2011 até agora. Por mais vergonhoso que os termos dessa lista possam ser, não há como evitar: a empresa já pratica isso desde 2007.

No topo da lista para pesquisas que mais cresceram no mundo está a cantora (?) americana Rebecca Black, que fez sucesso (?) no YouTube ao publicar um clipe musical com altos níveis de vergonha alheia. Também na lista constam os nomes da cantora Adele, do falecido executivo da Apple Steve Jobs e de duas das suas criações, o iPad 2 e o iPhone 5 (que na verdade acabou se revelando o iPhone 4S). Confira abaixo a lista completa.

  1. google plus
  2. casey anthony
  3. battlefield 3
  4. iphone 5
  5. adele
  6. 東京 電力(TEPCO)
  7. steve jobs
  8. ipad 2

No Brasil, por mais irônico que possa parecer, o item mais buscado foi o Facebook. A lista segue com BBB11, DDTank e duas novelas. Obviamente o termo Brasileirão 2011 não podia faltar na lista, mas me surpreendeu o fato dele estar abaixo de “Tumblr”. Indícios de que temos mais hipsters do que torcedores de futebol no país? Enfim, veja a lista completa aí abaixo, cortesia do blog do Google Brasil.

  1. facebook
  2. bbb11
  3. ddtank
  4. rebelde
  5. insensato coração
  6. concursos 2011
  7. tumblr
  8. brasileirão 2011
  9. enem 2011
  10. cordel encantado

Junto com as listas, o Google liberou o vídeo abaixo mostrando detalhes de vários acontecimentos que marcaram o mundo nesse ano.


(Vídeo no YouTube)

Vale lembrar que dessa vez o Google caprichou mesmo na apresentação dos dados. O site do Google Zeitgeist 2011 conta com vários infográficos bacanas que valem a pena serem vistos. Recomendo, no entanto, visitar o site quando tiver com tempo sobrando – é muita informação junta num lugar só.

Leia | Como usar o Google Trends [Guia para iniciantes]

Relacionados

Escrito por

Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.