Google quer padronizar a interface dos aplicativos no Android
Fabricantes terão que incluir tema Holo entre as opções para o proprietário escolher.
Fabricantes terão que incluir tema Holo entre as opções para o proprietário escolher.
Uma das principais – e melhores – novidades do Ice Cream Sandwich é a interface redesenhada, batizada de Holo. Dessa vez, o Google impôs uma condição aos fabricantes que adotam o Android Market em seus aparelhos: a interface padrão do Android deve ser disponibilizada para os aparelhos que possuem Android Market e o Android 4.
Mas calma lá: a interface pura do Android estará disponível apenas por questões de desenvolvimento. Atualmente, não há um padrão de interface para os aplicativos Android. A partir de agora, o desenvolvedor poderá fazer aplicativos para a interface Holo, além de poder desenvolver uma versão específica para as versões customizadas pelas fabricantes.
Infelizmente, isso não significa que você poderá desfrutar da experiência pure Google em seu smartphone.
Isso, com certeza, facilitará a vida dos desenvolvedores: com um padrão a ser seguido, torna-se mais fácil criar um aplicativo tendo uma experiência de usuário como referência. O ideal, mesmo, seria que interfaces do tipo Motoblur, Timescape ou TouchWiz cedessem seus lugares para a Holo.
O diretor de experiência do Android, Matias Duarte, disse não se incomodar com as costumizações feitas pelas fabricantes em seus aparelhos. Uma pena.
O Ice Cream Sandwich também conta com uma fonte exclusiva desenvolvida para a plataforma, a Roboto.
Com informações: The Verge