Novo Kindle básico tem dobro de RAM pelo mesmo preço
Leitor de ebooks da Amazon está mais fino, mais leve e com hardware superior
A Amazon começou a vender no Brasil nesta quarta-feira (3) a nova geração do Kindle básico, sem iluminação embutida, pelo mesmo preço do modelo anterior: R$ 299. O leitor de ebooks ganhou design mais fino e leve, inclusive na cor branca, além de estar com hardware melhor.
O Kindle básico ficou 11% mais fino e 16% mais leve que a geração anterior e trouxe pequenas melhorias na traseira para tornar a pegada mais confortável. Ele pesa 161 gramas, perdendo em leveza apenas para o Kindle Oasis (que é caro demais, como já vimos). E o que tem de novo?
A RAM dobrou para 512 MB, o que deve melhorar o desempenho. É verdade que essa novidade anunciada pela Amazon é bem questionável, até porque você não precisa de muita memória apenas para… ler um livro. Mas a mudança torna mais ágeis a utilização do sistema e a exibição de documentos complexos.
De resto, o leitor continua com armazenamento de 4 GB para guardar milhares de ebooks, uma tela e-ink de 6 polegadas sensível ao toque com definição de 167 pixels por polegada (menos que os 300 ppi do Paperwhite, Voyage e Oasis) e bateria que dura algumas semanas.
O modelo básico é suficiente para quase todo mundo, mas ele não tem iluminação na tela, o que pode limitar os locais que você poderá ler seus livros, além de prejudicar um pouco a experiência — nos modelos mais caros, essa luz serve não apenas para ler em locais escuros, mas também para aumentar o contraste em ambientes claros, tornando o branco mais branco. Publiquei um review da geração passada do Kindle básico.
O novo Kindle já está sendo vendido na loja da Amazon por R$ 299 e chegará em breve ao varejo. Não é raro a empresa fazer promoções que cortam o preço quase pela metade em datas comemorativas, então talvez valha a pena esperar se a grana estiver curta.
Leia | O que é Kindle?