Google Chrome volta a ocultar URL completa na barra de endereço

Recurso na versão de testes do Google Chrome 85 oculta partes de URLs na barra de endereços do navegador

Bruno Gall De Blasi
• Atualizado há 3 anos
Google Chrome (imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google retomou os planos para ocultar partes da URL no Google Chrome 85. Disponível somente nas versões de testes do navegador, um novo recurso do browser é capaz de alterar o funcionamento da barra de endereços para exibir somente o domínio de um site, em vez de apresentar o link completo.

O Google tenta ocultar partes da URL desde 2018 para impedir golpes a partir de ataques homográficos, que alteram um link de um site legítimo para confundir a vítima e levá-la a uma página falsa. Os planos, porém, foram adiados no mesmo mês após críticas de usuários.

Apesar da suspensão há quase dois anos, o projeto da companhia permanece de pé. Segundo o Android Police nesta sexta-feira (12), tanto o Chrome Dev 85 quanto o Chrome Canary 85 contam com uma nova opção no “chrome://flags” para apresentar somente o domínio de um site.

Conhecida como “Omnibox UI Hide Steady-State URL Path, Query, and Ref”, o recurso, quando ativado, é capaz de esconder partes do endereço, assim como já é feito no Safari. O Google ainda incluiu mais duas opções para controlar o funcionamento do recurso.

Essa é mais uma novidade que o Google Chrome 85 deve trazer aos usuários no futuro. No começo de junho, a companhia disponibilizou melhorias na ferramenta de upload de arquivos no navegador para computadores.

Com informações: Android Police

Leia | Como exibir ou ocultar a barra de favoritos do Google Chrome

Relacionados

Escrito por

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.