Google lança sistema operacional Fuchsia, começando pelo Nest Hub

Sistema operacional Fuchsia faz sua estreia oficial no Google Nest Hub, mas usuários não devem notar mudanças na interface

Emerson Alecrim
• Atualizado há 1 ano e 2 meses

Depois de cinco anos de desenvolvimento e especulações, o Fuchsia foi anunciado oficialmente nesta terça-feira (25). O novo sistema operacional do Google faz a sua estreia no Nest Hub de primeira geração. Trata-se de um começo tímido, mas importante: a expectativa é a de que a companhia adote o Fuchsia como sistema padrão de seus dispositivos em um futuro não muito distante.

Petr Hosek, líder técnico do projeto, celebrou o anúncio no Twitter, ainda que com discrição: “você não lança um novo sistema operacional todo dia, mas hoje é esse dia”.

Hosek fala da confirmação, pois era de conhecimento público que o Google Nest Hub com o Fuchsia 1.0 estava a caminho — o dispositivo chegou a receber certificação para Bluetooth no início de maio. Faltava apenas o anúncio oficial.

Interface do Nest Hub não muda

Usuários do Google Nest Hub devem conter uma possível empolgação. O dispositivo foi lançado em 2018 (na época, sob o nome Google Home Hub) com o Cast OS, sistema operacional baseado em Linux. A mudança para o Fuchsia não deve incrementar a experiência de uso da plataforma, porém.

Na verdade, a maioria dos usuários provavelmente não perceberá a mudança do Cast para o Fuchsia no Nest Hub. Isso porque o Google utiliza o kit de desenvolvimento Flutter para padronizar a experiência de uso de seus dispositivos inteligentes com tela. Essa padronização pode ser implementada em sistemas operacionais diferentes.

Em outras palavras: a migração do Cast para o Fuchsia não deve implicar em mudanças significativas na interface do dispositivo, pelo menos não nesta primeira versão.

Se é assim, para que mudar? Bom, o Google assegura que o Fuchsia foi idealizado para ser um “sistema operacional de nível de produção seguro, atualizável, inclusivo e pragmático”. Essa declaração sugere que, por ora, o Fuchsia deve otimizar determinados parâmetros técnicos, como o desempenho geral do dispositivo.

O Fuchsia será liberado para o Nest Hub nos próximos meses, começando pelas unidades de usuários participantes do Preview Program. Não está claro quando e se outros dispositivos baseados no Cast OS também serão portados para o novo sistema operacional.

Com informações: 9to5Google, The Verge.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.