Google quer ‘toma lá, da cá’ para quem pegar dados de contatos
Uma pequena modificação nos termos de serviço da API de contatos do Google pode causar uma possível revolta generalizada no futuro. A modificação aconteceu no termo número 5.8 que agora diz, dentre outras coisas, que “Ao acessar conteúdo a partir da API de dados de contatos […] para usá-la no seu serviço ou aplicativo, você está concordando que vai permitir seus usuários a exportação de seus dados de contatos para outros serviços ou aplicativos à sua escolha […]”. Porquê isso causaria revolta, você pergunta?
Diversas redes sociais usam a API de contatos do Google. Essa API é acessada sempre que você coloca seu login e senha do Gmail em uma rede social que não faz parte do Google. É através dessa importação de dados que tal rede social procura e encontra contatos dentro da sua base de dados própria para adicioná-los automaticamente no seu perfil. Isso acontece no Twitter, MySpace e até no Facebook. Mas ao que parece, o Google estaria mirando especificamente na última.
O Facebook permite a importação de contatos pela API do Google, mas ele não dá uma opção fácil o bastante para usuários exportarem os mesmos dados para fora da rede e é isso que o Google quer. Segundo um porta-voz da empresa, “usuários não estão atentos ao fato de que uma vez que eles importaram seus contatos para sites como o Facebook, ele estão efetivamente presos”. A mudança, no entanto, afeta todas as redes que usam a ferremanta.
Com a alteração dos termos de serviço, as redes sociais que usam a API de contatos tem duas opções: ou passam a oferecer uma ferramenta de exportação de dados de contatos ou não usam mais a API do Google. E é nessa parte que uma potencial revolta pode acontecer, já que ninguém quer perder público para ninguém. O Google, no entanto, não deu uma data limite para até quando os serviços devem disponibilizar a ferramenta. É mais um daqueles casos de esperar para ver.
Com informações: TechCrunch.