Robô de quatro patas sobe escada de mão 232 vezes mais rápido que rivais
Universidade de ETH Zurich, na Suíça, publicou pesquisa sobre desenvolvimento de robô quadrúpede capaz de subir escadas rapidamente e em inclinações de até 90º
Universidade de ETH Zurich, na Suíça, publicou pesquisa sobre desenvolvimento de robô quadrúpede capaz de subir escadas rapidamente e em inclinações de até 90º
O Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich) conseguiu criar um robô quadrúpede capaz de subir escadas de mão rapidamente. Segundo o artigo da Universidade, o robô é 232 vezes mais rápido que outros robôs — seja do mesmo tipo ou bípedes. A capacidade e agilidade para subir esse tipo de escada amplia o uso do equipamento para áreas mais acidentadas e de difícil acesso.
Para atingir esses ótimos com o robô, batizado de ANYMal, a ETH Zurich passou a usar uma espécie de gancho nas patas. O formato arqueado permite que o ANYMal aplique mais força para se segurar nos degraus, além de facilitar a sustentação do robô.
Segundo o estudo da ETH Zurich, o robô teve uma taxa de 90% de sucesso em subir escadas — com ângulo de 70° e 90º. O desempenho é atribuído ao sistema de treinamento usado pela universidade. A equipe do laboratório usou aprendizagem por reforço para programar o ANYMal a subir escadas.
Esse sistema da ETH Zurich usa duas abordagens. Primeiro, um “programa professor” recebe as instruções necessárias para subir a escada. Assim, ele sabe a altura, angulação e força necessária. Depois, um programa aluno “visualiza” como a subida foi realizada e tenta replicar, mas sem os dados completos.
Como vemos no vídeo, o robô consegue subir a escada sem encaixar os ganchos inferiores. A distância a subir também é pequena. Contudo, já é um avanço. Nos próximos testes o laboratório quer usar mais sensores (como de profundidade de imagem) para melhorar o desempenho do robô.
Testes em situações de perturbação (que no artigo envolveu um membro da equipe puxando o robô) mostram que o ANYMal consegue encaixar o gancho no degrau para se segurar — o que seria útil em uma situação de risco.
Robôs quadrúpedes (como o Spot da Boston Dynamics)são cotados como um auxílio para operações de resgates. Em casos de resgastes e buscas em escombros, por exemplo, o uso de escadas permite que o robô suba em lugares de difícil acesso. Apesar desse tipo de equipamento conseguir se deslocar facilmente em terrenos acidentados, há um limite no quão acidentado pode ser o local.
Com informações: Tech Crunch