Alemães mostram o equivalente ao Kinect para carros
A empresa alemã Harman mostrou na semana passada uma nova tecnologia de reconhecimento de movimentos desenvolvida especificadamente para aplicações automotivas. A companhia mostrou a novidade em um protótipo com um sensor capaz de analisar movimentos faciais e das mãos para controlar algumas funções do veículo — praticamente um Kinect para carros.
De acordo com informações do site Recombu, o novo sitema — que ainda não ganhou qualquer nome oficial — é capaz de interpretar piscadelas e acenos do motorista para ativar e desativar funções do carro. Por exemplo, um piscar de olhos é usado para trocar estações do rádio, enquanto a temperatura do ar-condicionado pode ser diminuída ao baixar a mão em uma região próxima à alavanca de câmbio. Para ativar seu telefone via Bluetooth, basta que o condutor faça o clássico sinal de esticar o polegar e o dedinho com a mão fechada.
“Tudo em torno do sistema se resume a reduzir as distrações dentro do veículo”, afirma Hans Roth, diretor de tecnologia da Harman. Segundo a companhia, a leitura dos sinais é feita a partir de um sensor montado no painel do carro. Ele é capaz de diferenciar gestos intencionais de movimentos involuntários, feitos durante uma conversa, por exemplo. “Foram feitos diversos testes para encontrar a calibragem correta do sistema para os comandos básicos em diversos países”, lembra Roth. “Na Itália, os motoristas gesticulam um bocado, e isso ainda precisa ser entendido por nosso sistema. É uma questão de escolher os comandos corretos para a produção”, diz o executivo.
Aos interessados, o sistema deverá começar a ser embarcado em alguns automóveis em dois ou três anos. Promessa da Harman.