Google+ ganha novo feed, app do Hangout e quer melhorar suas fotos
Não que você seja um mau fotógrafo, mas um algoritmo às vezes cai bem
Desde o começo do Google+, o Google diz que o foco da rede social é em pessoas e não em máquinas ou relações virtuais. Com isso em mente, foram apresentadas as novidades para o Google+ no I/O, incluindo uma nova feed, um messenger integrado e melhorias em fotos, já que os bons momentos da vida e da convivência com outras pessoas são registrados assim.
O novo feed deixa de lado o modelo de uma única coluna e passa a ter várias. O conteúdo fica em “cartões” que destacam vídeos e fotos.
É possível colocar tags para classificar o conteúdo, como sempre. Ao clicar nelas, o “cartão” vira e mostra tudo que está relacionado a ela, inclusive outras tags – por exemplo, #SFGiants fala sobre o time de beisebol, mas, relacionado a #Metallica, fala do show da banda no estádio.
O Google+ também pode identificar o tema e sugerir tags. No exemplo mostrado, a rede social reconheceu a Torre Eiffel em uma foto e inseriu a tag automaticamente, sem que houvessem comentários ou uma legenda na publicação que mostrasse o lugar.
Outra maneira de humanizar as relações por meio da tecnologia é com o Hangout, que virou um messenger que integra todos os outros do Google.
O app está disponível para Android e iOS. Assim, não é necessário estar grudado no computador para manter contato com seus amigos e familiares. Além disso, o aplicativo armazena conversas em vez de contatos, permitindo a criação de grupos, e envia fotos. Assim como o Whatsapp, por exemplo, faz há um tempão.
A maior novidade está nas chamadas de vídeo, que é o esperado em um app do Hangout.
A última novidade do Google+ é quanto às fotos. Já é possível fazer uma série de personalizações, mas, agora, o Google quer também melhorar a qualidade delas.
Para isso, uma série de ferramentas já conhecidas por quem edita imagens foram adicionadas. Todas as mudanças, como melhoria de cores, suavização de imperfeições na pele e redução de ruídos são feitas automaticamente. Também há um algoritmo que identifica e elimina imagens sem foco ou borradas.
Outra ferramenta legal é o Auto Awesome, que conta com cinco efeitos: Smile, HDR, Mix, Pano (de “panorama”) e Motion. Esse último reconhece imagens parecidas – por exemplo, tiradas com disparo contínuo – e cria um GIF no álbum com todas elas.
Além de tornar as imagens mais bonitas, o Google+ também quer organizar seus álbuns. Da mesma forma que ele reconhece o que está numa foto na timeline para criar uma tag, também reconhece locais nas fotos que você fizer upload e os rostos das pessoas nelas. Assim, organiza o álbum priorizando quem está nas fotos – a lógica é que, se há mais fotos de uma determinada pessoa que de outra, você gosta mais dela. Então, a foto fica no começo.
As mudanças devem estar disponíveis a partir de hoje no Google+.
Atualizado às 16h06 com o vídeo de apresentação do Hangout.