Arquivo Aplicativos e Software

Essa é a nova marca do Firefox

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Firefox

Para ser sincero, uma quase nova marca do Firefox, um dos navegadores mais utilizados no mundo (atrás do Internet Explorer e do Chrome, não necessariamente nesta ordem). A Mozilla apresentou no fim de semana o que vem a ser uma nova pegada para a marca do bicho em chamas que há muitos anos nos acompanha. O objetivo era tornar a marca mais simples – apenas isso.

Para tanto, os designers da Mozilla retiraram alguns dos detalhes da marca anterior. A impressão que fica é de um logo sem alguns dos traços presentes anteriormente, mas que, no fim das contas, continua sendo o mesmo Firefox de sempre. Questão de hábito. Rapidamente vamos nos acostumar com a novidade.

De acordo com a Mozilla, eles refizeram a marca para ficar completamente compatível com SVG. Em outras palavras, ela se tornou vetorial: dá para ampliar ou diminuir infinitamente. O SVG é um dos padrões da web aberta, tão defendida pela própria Mozilla. Coerente, portanto.

A marca foi desenvolvida com foco em dispositivos móveis. “Ainda que pensemos que ele fica demais em qualquer tamanho, foi otimizado para ser mais claro e limpo em dispositivos com telas menores e resoluções menores”, informa o post de lançamento. Considere que a Mozilla pretende lançar celulares com o Firefox OS. Faz sentido que se preparem para este cenário.

Ah, sim, não menos importante: o braço da raposa (é uma raposa, de acordo com o texto de explicação! Embora historicamente a Mozilla tenha dito que se trata de uma espécie de panda) mudou de posição. Agora parece que ele está abraçando o mundo. Compare com a versão anterior da marca que você entenderá.

Evolução da marca do Firefox

Evolução da marca do Firefox

Vi a primeira aplicação da nova pegada da Mozilla em termos de visual do Firefox neste vídeo abaixo. É justamente sobre os celulares rodando sistema Firefox.

Recomendo ler o artigo de Sean Martell comentando o processo criativo até chegar a este resultado.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque