Aparelhos com Firefox OS chegam ao Brasil no último trimestre de 2013

Emerson Alecrim
• Atualizado há 9 meses

Se você não vê a hora de botar as mãos em um smartphone com Firefox OS, eis uma boa notícia: a plataforma já tem previsão de lançamento no Brasil. Os aparelhos Alcatel One Touch Fire e ZTE Open começaram a ser comercializados nesta quinta-feira na Colômbia e na Venezuela, e deverão chegar ao nosso país no último trimestre de 2013.

O Alcatel One Touch Fire é um smartphone com processador Qualcomm Snapdragon S1 de 1 GHz (single core), 256 MB de RAM, tela de 3,5 polegadas (320 x 480 pixels), armazenamento de dados via cartão microSD de até 32 GB (acompanha uma unidade de 2 GB), bateria de 1.400 mAh, câmera traseira de 3,2 megapixels (sem câmera frontal), GPS, Wi-Fi 802.11n, 3G, Bluetooth 3.0 e porta microUSB.

Alcatel One Touch Fire
Alcatel One Touch Fire

O ZTE Open, que começou a ser comercializado na Espanha no mês passado, tem configuração quase idêntica, mudando apenas um detalhe ou outro. Como se vê, são especificações típicas de aparelhos de entrada, mas o Firefox OS tem justamente o público menos exigente como alvo – a ideia é comercializar os aparelhos baseados na plataforma com preços bastante atraentes. Espero que seja assim também no Brasil.

ZTE Open
ZTE Open

Na Colômbia, por exemplo, o Alcatel One Touch Fire e o ZTE Open começaram a ser vendidos pelas Movistar (operadora do grupo Telefônica) por um valor equivalente a 105 dólares na modalidade pré-paga e 52 dólares em um plano pós-pago com mensalidade de 20,80 dólares que inclui pacote de dados de 500 MB, 90 minutos de conversação (1.000 nas chamadas de Movistar para Movistar) e 100 mensagens SMS.

O Grupo Telefônica já confirmou a chegada de ambos os aparelhos ao Brasil no último trimestre do ano, como já informado, mas não deu informações precisas sobre datas e preços. Mas é bastante provável que a companhia adote uma estratégia de lançamento semelhante, ou seja, vincule a disponibilização inicial dos aparelhos a planos móveis da operadora Vivo.

Daremos mais informações assim que tivermos os detalhes. Enquanto isso, você pode saber mais sobre o Firefox OS no site da Mozilla.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.