Nokia teria testado Android em aparelhos Lumia antes de sua compra pela Microsoft

Emerson Alecrim
• Atualizado há 2 meses

A compra da divisão de dispositivos e serviços da Nokia pela Microsoft pode ter colocado fim a um dos seus projetos mais secretos: de acordo com o NYTimes.com, a companhia finlandesa vinha testando nos últimos meses a plataforma Android em aparelhos da linha Lumia.

O jornal não menciona nomes, mas afirma ter consultado pessoas ligadas a empresas bastante familiarizadas com os testes. Estas mesmas fontes teriam dito que a equipe responsável não teve grandes dificuldades para fazer o Android rodar nos smartphones, o que não é de causar estranheza, uma vez que o hardware dos dispositivos Lumia não difere muito dos aparelhos que executam o sistema operacional do Google.

Lumia + Android - Será, cara?
Lumia + Android – Será, cara?

Apesar de se tratar de um projeto altamente secreto, executivos da Microsoft teriam descoberto bem antes da aquisição que havia uma equipe da Nokia fazendo estes testes. Evitar que a ideia fosse levada adiante, mesmo com esta situação aparentando ser apenas um “plano B”, pode inclusive ter sido um dos fatores que contribuíram para a decisão de compra da Nokia, já que a empresa é responsável por mais de 80% dos dispositivos que utilizam o sistema operacional da Microsoft atualmente.

Mas se realmente a Nokia estivesse disposta a lançar um smartphone Android, isso não aconteceria tão cedo: no acordo feito com a Microsoft, a companhia se comprometeu a se dedicar exclusivamente ao Windows Phone até o final de 2014, com exceção para os aparelhos de baixo custo.

Infelizmente, não há qualquer imagem “vazada” destes supostos protótipos e tanto a Nokia quanto a Microsoft se negaram a comentar o assunto.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.