Anatel homologa iPhone 5s e 5c com suporte ao 4G brasileiro

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana

Os novos iPhones passaram pela homologação da Anatel e já estão prontos para serem vendidos no Brasil. Até que dessa vez a homologação saiu rápida: o iPhone 5 havia sido lançado na mesma época do iPhone 5s e 5c e só recebeu a homologação em novembro.

iphone-5s-frente

Infelizmente, não é possível ver as fotos externas ou o manual dos novos iPhones, uma vez que o sistema de homologação da Anatel está com problemas e os anexos dos últimos aparelhos homologados não podem ser abertos. De qualquer forma, o certificado de homologação está disponível e pode-se confirmar que os modelos A1457 (iPhone 5s) e A1507 (iPhone 5c) já estão homologados pela agência.

Uma das maiores novidades é que ambos os iPhones suportam o padrão de rede 4G adotado pelo Brasil. O modelo homologado por aqui é o mesmo vendido na França, Alemanha, Reino Unido e alguns outros países da Europa, que trazem a banda 7 do LTE em seus transmissores.

iPhone 5c: me vê um de cada cor, por favor?
iPhone 5c: me vê um de cada cor, por favor?

Apesar da homologação já ser certa, não se sabe exatamente quando a Apple irá lançar os novos iPhones por aqui. Como disse o Blog do iPhone, é possível que a Apple aproveite a abertura da primeira Apple Store no Rio de Janeiro para lançar os novos modelos.

Não vale trazer dos EUA

Nos EUA, a Apple possui quatro variantes dos novos iPhones. São elas: A1533 e A1453, do iPhone 5s, e A1532 e A1456, do iPhone 5c. Nenhuma dessas versões foi homologada por aqui, e aparelhos desbloqueados comprados lá não funcionarão em 4G no Brasil, embora funcionem normalmente com redes 3G e 2G.

Além disso, vale lembrar que iPhones 5s e 5c que não sejam dos modelos homologados aqui não terão direito a garantia da Apple no Brasil: se o aparelho estragar ou algum dano acontecer, será necessário procurar o país de origem do telefone. A Apple possui a tal da garantia internacional, mas ela não é totalmente válida para iPhones e iPads.

Quem comprar um iPhone francês, por exemplo, terá suporte à LTE no Brasil, mas apenas quando a Apple homologar os novos ajustes de rede das operadoras daqui – o que deve acontecer até o final do ano. Em suma, se você pretende comprar um iPhone em alguma viagem, certifique-se de que a Apple comercialize os modelos correspondentes ao que serão vendidos aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados