Com o Oculus Rift para ser lançado neste ano e sendo tão aguardado, é natural que grandes empresas de tecnologia comecem também a investir na realidade virtual para games – o que é ótimo para nós, já que a concorrência traz produtos melhores no fim. A Sony, que já tinha um algo do tipo para ver filmes, anunciou na CES uma nova versão do gadget, agora com compatibilidade para games.

O nome dos óculos é pouco amigável: HMZ-T3Q. Mas o design é mais discreto que o do Oculus Rift, pelo menos pelos protótipos que foram mostrados até agora:

sony-HMZ-T3Q-vr-white-background

Assim como seu modelo anterior, o HMZ-T3Q simula uma tela de 750 polegadas. Mas tem o diferencial de identificar os movimentos da cabeça e mostrar imagens correspondentes a isso, se tornando mais que um “home theater de cabeça”.

Vale lembrar que, só porque ele funciona com games, não quer dizer que todos os games funcionem com ele: é preciso que eles sejam adaptados para haver compatibilidade. Mas, se tratando da empresa responsável pelo PlayStation, deve haver uma boa biblioteca logo de cara.

Falando em óculos de realidade virtual, o Oculus Rift apresentou um protótipo novo na CES. Chamado de Crytal Cove, ele tem resolução de 1080p, display OLED e melhorias na percepção de movimento, tornando tudo ainda mais próximo do real. Por exemplo, com o Crystal Cove é possível mover a cabeça e manter os olhos fixados em um ponto sem que este perca a definição.

oculus rift

Também houve redução da latência de 60 ms para 30 ms, mas o objetivo da equipe é chegar enter 16 ms e 20 ms. O Crystal Cove, no entanto, não deve chegar tão cedo nem para devs, já que se trata de um protótipo. Mas é bom ver que o desenvolvimento está cada vez mais próxima da versão final.

Com informações: Tom’s Guide, Joystiq

Leia | PlayStation VR: conheça os jogos e veja se vale a pena comprar

Relacionados

Escrito por

Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.