Rumor do dia: Microsoft pode colocar apps de Android no Windows Phone

Giovana Penatti
• Atualizado há 4 meses

O Windows Phone é o terceiro sistema operacional mais usado do mundo e, apesar do crescimento em diversos mercados, ainda está longe das lideranças Android e iOS. Talvez o principal motivo para isso seja a oferta de aplicativos, que é bem escassa em relação à concorrência. Mas, se o rumor de hoje estiver certo, o Windows Phone pode ganhar milhares de apps em breve.

O The Verge afirma que fontes confiáveis (e, claro, anônimas) relataram que a Microsoft está de olho no Android, mas não em trazer o sistema operacional completo ou fazer um fork. A intenção é focar nos apps, permitindo que os de Android rodem no Windows Phone (e no Windows em computadores, também – o SDK do WP 8.1 indica que haverá uma maior integração entre os dois sistemas).

nokia-lumia-925-frente

No entanto, essa questão tem levantado uma discussão interna na empresa: por um lado, há a possibilidade de aumentar o interesse pela plataforma; por outro, a chegada dos apps de Android podem significar o fim do Windows Phone.

Segundo o site noticia, o plano é bem novo e apenas começou a ser analisado, então ainda vai algum tempo até que ela seja aprovada, se for. Vale lembrar que a BlackBerry já apostou nisso para tentar alavancar seu sistema: o BB10 roda aplicativos de Android, mas os resultados dessa mudança não foram relevantes o suficiente. A Amazon é outra que utiliza aplicativos de Android no Kindle Fire, mas falta cuidado: boa parte da loja está desatualizada.

O WP terminou 2013 com mais de 200 mil apps disponíveis; o Android, em julho do ano passado, já havia batido a marca de um milhão. Ou seja, ainda que 200 mil seja um bom número, é bem pouco perto do tanto de apps que o Android tem disponível. E ainda tem a questão de aplicativos “triviais” comumente ficarem de fora do WP: O Instagram só chegou no final do ano passado. O Flappy Bird nem chegou.

Relacionados

Escrito por

Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.