HERE Maps para Android e iOS será prioridade em relação ao Windows Phone

Emerson Alecrim
Por

Má notícia para os usuários do Windows Phone: a Nokia decidiu dedicar menos esforços no desenvolvimento do HERE Maps para a plataforma. Ao mesmo tempo, a companhia se focará na criação de versões do serviço para Android e iOS.

A ferramenta de mapas deve chegar aos mencionados sistemas ainda em 2014, começando pelos aparelhos da Samsung. Em relação ao universo móvel da Apple, haverá um relançamento, na verdade: o HERE Maps já se aventurou por lá, mas foi retirado da App Store no final de 2013 por problemas de compatibilidade com o iOS 7.

Mas como estas versões influenciam na quase paralisação do HERE Maps para Windows Phone? Segundo Sean Fernback, vice-presidente do serviço, a decisão tem relação com a compra da divisão de dispositivos móveis da Nokia pela Microsoft.

“Como resultado da transação, nós estamos tendo que encerrar o desenvolvimento de aplicativos no Windows Phone para transferí-lo às plataformas Android e iOS”, explica o executivo.

HERE Maps nos aparelhos da Samsung

HERE Maps nos aparelhos da Samsung

O que Sean Fernback quer dizer é que, com a divisão de dispositivos da Nokia se transformando em Microsoft Mobile Devices, a parceria existente até então para priorizar o serviço de mapas nos aparelhos Lumia deixa de existir.

A divisão HERE Maps não foi incluída no negócio com a Microsoft. Sem a receita proveniente do acordo, concentrar esforços no Android e no iOS acaba sendo um caminho natural. A adesão a estas plataformas é muito maior que no Windows Phone, portanto, as chances de retorno financeiro são mais expressivas com elas.

Por enquanto, o HERE Maps continua funcionando normalmente no Windows Phone. O desenvolvimento de novas versões é que segue mais devagar. Como consequência, o suporte do serviço às versões subsequentes da plataforma poderá depender de novos pactos. A Microsoft já foi procurada para tratar do assunto, mas as negociações estão em fase inicial.

Se um acordo com pessoal de Redmond sair ou não, uma coisa já é tida como praticamente certa: a divisão HERE Maps não abrirá mão de explorar as plataformas Android e iOS.

Com informações: The Next Web