Microsoft: todos os smartphones com Windows Phone 8 poderão receber o Windows 10
Uma das perguntas que usuários de aparelhos Lumia mais têm feito ultimamente é: será que meu smartphone será atualizado para o Windows 10? Nesta semana, por meio do perfil @Lumia no Twitter, a Microsoft deixou claro que tem intenção de disponibilizar o update a todos os dispositivos que rodem o Windows Phone 8.x.
As incertezas quanto à migração têm fundamento, em parte, no “trauma” em relação ao Windows Phone 7 (e variações). Aparelhos baseados nesta versão não receberam atualização para o Windows Phone 8 devido a problemas de compatibilidade, especialmente em relação ao kernel.
É verdade que, até o momento, a Microsoft não liberou nenhum comunicado oficial sobre o assunto, mas, na mencionada conta no Twitter, a empresa evidenciou mais de uma vez os seus planos de levar o Windows 10 para todos os aparelhos com Windows Phone 8.
Uma destas declarações foi dada a um usuário que estava em dúvida entre comprar ou não um Lumia 930 pelo temor de o modelo não receber a atualização.
@Kalars07 We plan to upgrade all Windows Phone 8 devices to Windows 10 in the future 🙂
— Lumia (@lumia) November 13, 2014
Nas afirmações, a companhia dá a entender que aparelhos com Windows Phone 8 de outras marcas também estarão aptos à migração. Porém, mais do que a própria Microsoft, é necessário que os fabricantes destes modelos manifestem interesse pelo processo, portanto, o cenário permanece incerto em relação a estes casos.
Na prática, a Microsoft fala somente pelos aparelhos Lumia, mesmo porque, como você sabe, a linha está sob o seu total controle. Se é assim, por que ainda não há prazos ou comunicados oficiais?
Bom, há uma série de considerações aí, especialmente o fato de o Windows 10 ainda estar em desenvolvimento e a compatibilidade com cada modelo necessitar de numerosos testes e ajustes para ser garantida.
A expectativa é a de que, no mais tardar, a Microsoft libere informações mais precisas – ou o próprio update, quem sabe – no segundo trimestre de 2015. Por ora, convém nos contentarmos com a notícia de que a companhia ao menos planeja levar o Windows 10 ao máximo possível de smartphones.
Com informações: Windows Central