Facebook pode estar preparando versão da rede social para uso no trabalho
Sejamos francos: quando possível, quase todo mundo acessa o Facebook no trabalho. Até o seu chefe, provavelmente. Mas, e se os acessos durante o período laboral pudessem ser úteis em suas atividades ou, pelo menos, causar poucas distrações? É o que um suposto projeto de nome Facebook at Work pretende proporcionar.
Segundo o Financial Times, o Facebook vem trabalhando na ideia há mais de um ano. Se a iniciativa sair do papel, os usuários poderão ter um perfil profissional dentro do serviço, mas atrelado à conta original.
A mecânica desta modalidade estaria sendo desenvolvida para diferir pouco do sistema atual. O usuário visualizaria o Feed de Notícias e teria acesso ao chat, por exemplo, mas apenas informações de colegas de trabalho e contatos profissionais seriam exibidas.
O conteúdo postado por estas pessoas não precisaria, necessariamente, estar relacionado ao trabalho, mas é de se esperar que os usuários publiquem material relevante – uma das propostas do Facebook at Work é potencializar o networking.
Neste sentido, os perfis também seriam adaptados para exibir, prioritariamente, informações de utilidade corporativa, como formação acadêmica, telefone e cargo. Aquelas fotos da reunião de família no final de semana, portanto, ficariam delegadas ao perfil “normal”.
Segundo as fontes ouvidas pelo Financial Times, outra funcionalidade prevista é um sistema para compartilhamento de documentos que remete a serviços como Google Drive e Dropbox, embora não tenha ficado claro se haverá espaço para armazenamento de arquivos ou ferramentas para trabalho colaborativo.
As informações acerca do Facebook at Work ainda são pouco precisas. A própria companhia se recusa a comentar o assunto. Pode até ser que este seja um daqueles projetos que, após uma série de considerações, acaba engavetado.
Fato é que faz sentido o Facebook apostar em algo assim: a empresa conseguiria reter usuários por mais tempo, poderia encontrar uma nova fonte de receita e, com a evolução do serviço, teria até meios de fazer frente ao LinkedIn.
O Facebook at Work está sendo testado com um pequeno grupo de empresas e usuários, de acordo com o Financial Times. Mas seguimos sem nenhuma previsão ou mesmo confirmação de lançamento.