Samsung anuncia Galaxy A7, smartphone de 6,3 mm com chip octa-core e tela de 5,5 polegadas

Emerson Alecrim
• Atualizado há 9 meses

A Samsung prometeu lançar menos smartphones em 2015. Mas “menos não é igual a nenhum”. Talvez este argumento possa ser usado para justificar o mais novo lançamento da empresa (o quarto do ano): o Samsung Galaxy A7, que chega com tela de 5,5 polegadas, processador octa-core e Android 4.4 (KitKat).

Galaxy A7

O aparelho vem para ser o integrante mais poderoso da série Galaxy A, que já conta com o Galaxy A3 (tela de 4,5 polegadas, chip quad-core de 1,2 GHz e 1 GB de RAM) e o Galaxy A5 (tela HD de 5 polegadas, mesmo SoC e 2 GB de RAM).

Como tal, o design do Galaxy A7 segue o mesmo estilo encontrado nos irmãos menores: corpo em metal, laterais com superfície reta e “finura”: o modelo possui apenas 6,3 mm de espessura.

As características mais notáveis estão mesmo no interior do aparelho. Ali há 2 GB de RAM, 16 GB para armazenamento de dados expansíveis com microSD de até 64 GB, câmera traseira de 13 megapixels, câmera frontal de 5 megapixels própria para selfies e bateria de 2.600 mAh.

O SoC depende da versão. O Galaxy A7 de um só SIM possui chip Exynos 5430 com quatro núcleos de 1,8 GHz para tarefas pesadas e outros quatro núcleos de 1,3 GHz para processamento mais leve. Já a versão dual-SIM combina um quad-core de 1,5 GHz com outro de 1 GHz (trata-se de um Snapdragon 615, aparentemente). Além das 5,5 polegadas, a tela possui resolução HD e tecnologia Super AMOLED.

Na conectividade, há Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.0, USB 2.0, GPS e NFC, mas este último só nos aparelhos com 4G.

O fato de o modelo vir com Android 4.4 esfria um pouco as expectativas (se é que elas existem). Mas não deve demorar muito para aparecer uma atualização para o Lollipop. Para muita gente, problema mesmo é saber que a interface TouchWiz continua marcando presença.

Talvez  – talvez – alguns recursos de softwares consigam amenizar esta “desvantagem”, como as ferramentas para selfies e o modo que bloqueia o acesso aos arquivos mediante senha, mas não ao sistema operacional em si.

De acordo com a Samsung, o Galaxy A7 terá versões em branco, preto e dourado. A companhia não deu data, tampouco informou em quais países, mas deverá fazer o lançamento do modelo ainda neste trimestre, segunda ela, com “preços competitivos” (o SamMobile fala em 509 euros).

Com informações: Samsung Tomorrow, The Verge

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.