Versão web do Dropbox poderá abrir arquivos com aplicativos do seu computador

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

Se você já acessou sua conta no Dropbox a partir do navegador, deve ter percebido que, ao clicar em um documento, só é possível editá-lo após baixá-lo em seu computador. Há mais uma opção a partir de hoje (5): abrir o material em um aplicativo correspondente de modo direto.

Desta forma, se você clicar em um arquivo com extensão .docx, por exemplo, o Dropbox o abrirá diretamente no Word instalado na máquina. Após salvar as alterações, o documento será sincronizado com a sua conta no serviço.

O acionamento imediato do software correspondente é possível porque, em vez de fazer download, o Dropbox utiliza a versão local do arquivo, desde que este esteja guardado na pasta do serviço, é claro. A sincronização com as nuvens impede a existência de versões distintas.

Dropbox

Além da praticidade, esta função pode ajudar o usuário a evitar a criação de várias cópias do arquivo: toda vez que a opção de download a partir da web é utilizada, o material é baixado mesmo que já exista no computador de destino; se a pessoa não ficar atenta, poderá acabar utilizando uma cópia antiga mais tarde.

A nova funcionalidade pode até parecer simples, mas os desenvolvedores do Dropbox não a implementaram antes por causa da complexidade envolvida – a empresa classificou o recurso como “tecnicamente desafiador”. O esforço deve valer a pena, entretanto: estima-se que metade dos usuários utilize o serviço via navegador com alguma regularidade.

A novidade exige a versão mais recente do cliente para desktop do Dropbox. Quem não quiser aguardar pela atualização automática pode baixá-la aqui. Ainda assim, pode demorar alguns dias para a opção aparecer em sua conta.

Com informações: VentureBeat

Receba mais sobre Dropbox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados