Microsoft amplia linha de smartphones intermediários com os Lumias 640 e 640 XL

Emerson Alecrim
• Atualizado há 9 meses

A Microsoft apresentou no Mobile World Congress dois dispositivos que vêm para incrementar a sua gama de smartphones intermediários: os modelos Lumia 640 e Lumia 640 XL, todos baseados no Windows Phone 8.1 (com Lumia Denim), mas aptos à atualização para o futuro Windows 10, é claro.

Não é hábito da Microsoft repetir nomes de aparelhos, mas a ideia aqui faz sentido se levarmos em conta que ambos os modelos são bastante parecidos. Como a denominação sugere, a versão XL se diferencia, essencialmente, pelas dimensões maiores.

Os dois aparelhos contam com processador quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB para armazenamento interno de dados expansíveis com microSD de até 128 GB. No entanto, o Lumia 640 tem tela IPS de 5 polegadas com resolução HD e proteção Gorilla Glass 3, enquanto o Lumia 640 XL repete essas características, mas em um display com 5,7 polegadas.

Há também diferenças nas câmeras. O Lumia 640 conta com câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 1 megapixel. No Lumia 640 XL, os sensores traseiro (com lente Zeiss) e frontal (com foco fixo) possuem 13 e 5 megapixels, respectivamente. O modelo XL é, com base no número de megapixels da câmera frontal, mais adequado ao universo das selfies, consequentemente.

Como o Lumia 640 XL possui tela maior, faz sentido que sua bateria tenha mais capacidade: há 3.000 mAh ali contra 2.500 mAh do Lumia 640.

Em relação ao design externo, a Microsoft seguiu com as características que são usuais nos aparelhos Lumia de custo baixo a intermediário: botões do sistema incorporados à interface, tampa traseira plástica (removível) que também cobre as laterais e ausência do sempre bem-vindo botão físico de câmera.

Quanto às cores, há quatro opções: preto, branco, azul e laranja.

Tanto o Lumia 640 quanto o Lumia 640 XL poderão ser encontrados em versões single e dual-SIM com opção de LTE em ambos os casos. O modelo XL também terá uma versão single-SIM com 3G, dependendo do mercado.

O Lumia 640 XL começa a ser distribuído globalmente neste mês com preços começando em US$ 190, aproximadamente. O Lumia 640 chega a partir de abril custando cerca de US$ 140 na versão mais barata. Os valores ficam ainda mais interessantes se considerarmos o “presente” que a Microsoft dará na compra de qualquer um dos smartphones: uma assinatura de um ano do Office 365 Personal.

A companhia confirmou a intenção de lançar as duas novidades na América Latina, embora ainda não tenha dado previsão de disponibilidade no Brasil.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.