Usuários do Twitter poderão compartilhar listas de perfis bloqueados
Serviço também passa a suportar gravações de vídeo em modo paisagem
Em breve, as contas do Twitter terão a opção de exportar e importar listas de perfis bloqueados. Na primeira olhada, a ideia parece ter pouca relevância, mas a medida pode ajudar a atenuar os aborrecimentos com spammers e participantes inconvenientes.
Segundo o Twitter, o compartilhamento de listas de bloqueio deve ser útil principalmente para contas com grandes volumes de seguidores e interações. Por serem mais visados, esses perfis costumam receber mais mensagens de spam e, dependendo das circunstâncias, são alvos de grosserias, mensagens preconceituosas, ameaças e por aí vai.
Nesse sentido, usuários que são incomodados constantemente por “trolls”, por exemplo, podem compartilhar suas listas de bloqueio para auxiliar o outro a combater o problema.
O acesso ao recurso é fácil. Na versão web do Twitter, vá em “Configurações” e clique em “Contas bloqueadas”. As opções de exportação e importação aparecerão acima dos perfis bloqueados, no lado direito. Note que a lista gerada será disponibilizada em um arquivo CSV. Basta então enviá-lo à outra pessoa.
Se a opção ainda não aparece em sua conta, o jeito é aguardar. A implementação está sendo feita de maneira progressiva.
Vídeos em modo paisagem
A lista de perfis bloqueados não é a única novidade do Twitter nesta semana. Desde o início do ano, o serviço permite a publicação direta de vídeos de até 30 segundos a partir dos apps para iOS e Android. O problema é que filmagens em modo paisagem não eram suportadas. Essa limitação acaba de ser eliminada.
Até então, os vídeos só apareciam em um formato quadrado que, apesar de se “encaixar” bem na timeline, frustrava alguns usuários por cortar parte das áreas filmadas. Agora, o padrão passa a ser vídeos com orientação horizontal. Quem preferir vídeos quadrados precisa apenas gravar com o smartphone “em pé”.
Essa mudança gerou uma expectativa: a de que o Twitter leve a ideia ao Periscope, serviço de transmissão de vídeo em tempo real lançado em março. Mas, até o momento, a companhia não se pronunciou sobre o assunto.