Bella que ama Edward mas também quer ficar com Jacob. A historinha clichê da saga cinematográfica Crepúsculo você já sabe (ou não; eu tive que procurar na Wikipedia). Milhões de outros adolescentes enfurecidos também querem saber do assunto, e não poupam buscas no Google quando o assunto é a série de filmes e livros de Stephenie Meyer.

Claro que, uma hora, os cibercriminosos perceberiam a imensa procura por esse assunto e tirariam proveito dela. No caso de Crepúsculo, o terceiro filme estreou recentemente, junto com uma horda de websites falsos tentanto contaminar o computador do usuário. São os scarewares que estão fazendo a festa nesse momento.

Scareware: simula contaminação | Clique para ampliar

De acordo com o USA Today, está particularmente fácil de ser infectado:

  1. O fã procura no Google por “Twilight Eclipse Release Date” (a data de lançamento do filme Eclipse, da saga Twilight).
  2. Links disfarçados aparecem entre os primeiros resultados.
  3. Ao clicar no link, o navegador é redirecionado para um site controlado por scammers.
  4. Uma janela falsa do Windows informa que o computador está contaminado.
  5. O usuário tem a opção de prevenir ou reverter a contaminação, que fatalmente o levará a uma página para compra de aplicativos de manutenção (de qualidade duvidosa, diga-se de passagem).

Portanto, crianças: atenção redobrada na hora de pesquisar coisas relacionadas a Crepúsculo! Todo cuidado é pouco.

Com informações: USA Today

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.