Busca por receitas: Google fica mais saboroso
Eu sou um fã confesso de lasanha, um prato típico da Itália que a minha querida mãe, que não tem qualquer ascendente naquela península, faz com o maior capricho. Claro que eu mesmo não me arrisco a preparar uma deliciosa lasanha a bolonhesa, por falta de conhecimento mesmo. Se algum dia eu me arriscar a vestir a roupinha de mestre cuca e colocar a mão na massa, no entanto, teria uma ajudinha do Google.
É que a gigante das buscas lançou uma ferramenta de busca especificamente focada em receitas, por enquanto disponível apenas para usuários dos Estados Unidos e do Japão.
Essa é só mais uma forma de refinar os resultados de busca naquele que é considerado o maior buscador do mundo. Atualmente o Google oferece filtros para os mais diversos conteúdos: vídeos, imagens, livros, blogs, e por aí vai. O Google Recipe View vai se juntar a essas opções de refino de pesquisa.
Os usuários dos Estados Unidos e do Japão já podem usar o Recipe View. Para tanto, basta usar a barra lateral do Google e selecionar a opção de Recipes (receitas). O algoritmo de busca da empresa vai mostrar apenas aqueles resultados que decididamente são receitas, fornecidas por websites que usam uma forma própria de informar ingredientes, endereços das fotos, e esse tipo de coisa.
Ainda na barra lateral o usuário tem opções de ingredientes que podem entrar ou não na receita. Na busca por “cinco de mayo” apresenta na captura de tela acima, por exemplo, tem como marcar para a busca apresentar apenas receitas que contenham abacate — ou que não contenham abacate, o que é ainda mais interessante.
A filtragem não termina aí. Aquele internauta que recorrer ao Recipe View para pesquisar receitas culinárias terá como escolher o tempo de preparo do prato (menos de 15 minutos, menos de 30 minutos e menos de 60 minutos), bem como a quantidade de calorias (menos de 100 calorias, menos de 300 calorias e menos de 500 calorias).
Esse é Google permitindo-nos (leia-se: os usuários americanos e japoneses, por enquanto) fazer buscas cada vez mais refinadas, a partir de singelas opções em sua barra lateral. Algo me diz que os concorrentes têm muito trabalho pela frente.