Arquivo Inteligência Artificial

Robôs vão ajudar a resgatar vítimas de terremotos no Japão

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Antes de criarem um sistema de inteligência artificial e se unirem para aniquilar a humanidade, os robôs ainda vão ajudar bastante o homem. Seja na construção de prédios, em fábricas de carros e computadores ou em missões espaciais, eles ainda nos são bem úteis. E agora um time formado pelos melhores e mais sofisticados robôs de resgate serão usados para salvar vítimas dos desastres naturais que ocorreram no Japão.

Esse aí abaixo é o Quince, criado e desenvolvido pelo pesquisador japonês Eiji Koyanagi em 2010. Além de conseguir passar por terrenos pedregosos e desiguais com até 1,58 m/s de velocidade, ele também conta com sensores que podem detectar ameaças radioativas, biológicas e químicas. Koyanagi já está se preparando para colocar o robô para trabalhar nas cidades afetadas.

Já na foto abaixo está o Active Scope Camera, um robô criado em 2007 pelo pesquisador também japonês Satoshi Tadokoro que se inspirou nas articulações de uma cobra para desenvolvê-lo. O robô serve para explorar escombros e procurar por possíveis vítimas co ma ajuda da câmera e uma lanterna na ponta. Ele consegue se locomover a 7 cm/s e já foi usado em cidades americanas que sofreram desastres antes.

O time também vai contar com a ajuda da CRASAR, uma organização americana especializada em robôs de resgate. Eles só aguardam um convite de oficiais japoneses para ajudar no resgate, enviando mais robôs como o Scope, rovers e até veículos aéreos.

Com informações: CNET.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque