Steve Jobs terá que comparecer ao tribunal
Fundador da Apple tem que se explicar sobre tentativa de monopolizar iTunes.
Fundador da Apple tem que se explicar sobre tentativa de monopolizar iTunes.
Um caso antigo, envolvendo acusações de tentativa de monopólio, fará com que Steve Jobs compareça aos tribunais americanos. O juiz Howard Lloyd, de San Jose, na Califórnia, determinou que o cofundador e CEO da Apple dê explicações sobre um certo protecionismo em torno da forma como os iDevices recebem músicas digitais.
Na convocação, o Meritíssimo deixa muito claro que Steve Jobs deverá responder a “questões limitadas” que versam sobre mudanças no iTunes realizadas de forma compulsória em outubro de 2004. Além disso, Jobs estará obrigado a dar esclarecimentos durante apenas 2 horas, nenhum minuto a mais, sobre as tais mudanças.
Um cliente da iTunes entrou com um processo em 2005, falando em nome dos demais clientes da iTunes, reclamando que a empresa baniu o sistema de venda de música digital da RealNetworks. O serviço havia sido anunciado em julho daquele ano, com direito a compatibilidade total — ainda que contando com DRM — com o iTunes e os iDevices que existiam na época.
Pouco tempo depois (questão de dias), a Apple mudou a forma como a tecnologia FairPlay lidava com os arquivos de música vendidos pela RealNetworks. Resultado: as canções não podiam mais ser adicionada ao iTunes, muito menos aos tocadores de música da maçã.
Para Thomar Slattery, o cliente reclamante, a Apple agiu com o simples interesse de manter seu monopólio. Ao mudar a forma como o FairPlay agia, e depois oferecer uma atualização para o iTunes que foi amplamente instalada, acabou com a concorrência que a RealNetworks poderia oferecer.
“O tribunal acredita que Jobs tem um conhecimento único, não-repetitivo e de primeira qualidade sobre os questionamentos no cerne da disputa sobre software da RealNetworks”, o juiz escreveu ao justificar a convocação.
Agora só falta saber quando Steve Jobs vai comparecer aos tribunais. Será que ele vai levar uma televisão de alta definição, ligada a um iPad 2, para fazer sua apresentação usando o Keynote? Será que Jobs estará com as tradicionais roupinhas que todos nós conhecemos? São tantas as perguntas sobre essa convocação extraordinária.
Com informações: Bloomberg.