A Nokia está mesmo disposta a comprar a briga com a Apple nos tribunais. A empresa deu entrada em uma nova reclamação formal junto à Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês), que regula os produtos importados — caso dos smartphones produzidos na China, devo dizer. A empresa afirma que 46 patentes estão sendo violadas pela Apple nos mais variados mercados.

Todas essas patentes, na prática, serviriam para mostrar que a Nokia é inovadora e que o iPhone foi produzido a partir de ideias previamente registradas pela empresa finlandesa. Em verdade, algumas das patentes são datadas de dez anos antes do surgimento do smartphone da Apple.

As reclamações são numerosas. Segundo a Nokia, a Apple estaria infringindo patentes que dizem respeito a localização por GPS, segurança dos dados do usuários, conectividade a outros dispositivos com Bluetooth, a multitarefa em sistema operacional e sincronização dos dados com o PC, entre outros. Em tese, a Nokia poderia dificultar a fabricação de novos iPhons, Macs e iPods (a menos que não usem a localização geográfica, ainda que sem depender de GPS, em seus aplicativos).

Essa não é a primeira vez que a Nokia vai ao ITC reclamar da Apple. As duas empresas estão disputando outro processo desde outubro de 2009. A diferença é que, nessa segunda reclamação, a Nokia adicionou mais 7 patentes às reclamações.

Reclamar é bom. A Nokia está no legítimo direito dela. Só que deveria focar-se mais em desenvolver um novo smartphone que coloque a concorrência em apuros.

Com informações: Venture Beat.

Atualização às 18h33 | A redação do texto foi alterada para evitar confusões.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados