A McAfee, tradicional fabricante de software de segurança (comprada recentemente pela Intel) tem uma nova investida no mundo dos smartphones. O McAfee WaveSecure ganhou uma versão específica para os iPhones. Com a chegada do novo produto, a fabricante pretende marcar presença também na plataforma móvel da Apple. Mas não se trata de um antivírus, que fique claro.
O WaveSecure funciona como um backup dos dados do celular. A ideia por trás do app é fornecer subsídios para que o usuário não fique sem os seus preciosos dados – seja em caso de pane do aparelho por qualquer motivo, seja em caso de furto, roubo ou perda. Tudo é feito sem contato com fios.
Logo ao iniciar o aplicativo, o usuário pode fazer o backup de seus contatos e de seus conteúdos de mídia salvos no iPhone. Fotos e vídeos, tudo vai para os servidores da McAfee na nuvem. Também exista a opção de restaurar contatos ou ainda fazer uma limpa geral nos dados pessoais salvos no dispositivo.
Minha grande dúvida acerca da chegada do WaveSecure é a capacidade do app de competir com o iCloud. A plataforma da Apple para sincronização de documentos deve ficar pronta e disponível para todos os usuários em algumas semanas. Com cópia automática das fotos e vídeos. E hoje em dia a Apple já permite sincronizar os contatos do dispositivo, dependendo dos ajustes.
Ou seja, para que desembolsar 20 dólares pelo McAfee WaveSecure quando você pode ter o iCloud de graça (e nativamente, o que conta pontos)?